O que esperar da E3 2013? [vídeo]

16 min de leitura
Imagem de: O que esperar da E3 2013? [vídeo]

Há quem questione a importância da E3 dentro do mercado atual de jogos, dizendo que o evento já não é mais tão vital para a indústria quanto era na década passada. No entanto, por mais que a discussão seja realmente pertinente, não há como negar que a feira ainda carrega seu glamour e, mais do que isso, ainda é o palco dos principais anúncios das grandes empresas. É o momento em que todo mundo para e observa o que vem de novidade por aí.

E em 2013 isso é ainda mais evidente. A nova geração já nos foi apresentada, mas algumas informações ainda permanecem escondidas e só serão reveladas durante as conferências da Sony e Microsoft no evento. Mesmo com seus “shows solos”, a participação nos quatro dias de feira é fundamental para ganhar visibilidade e marcar território.

A E3 é isso aí 

É por isso que a edição deste ano está tão especial. Como mencionado, PlayStation 4 e Xbox One farão suas estreias e jornalistas do mundo inteiro poderão conferir cada um de seus diferenciais. Enquanto isso, Nintendo e outras dezenas de estúdios embarcam na batalha por atenção em meio a infinitos lançamentos, cada uma com suas grandes franquias e títulos para todos os gostos.

FPS, corrida, luta, estratégia, RPG... Por mais que muita gente insista em dizer que a E3 já não é mais importante, a transformação do Los Angeles Convention Center no paraíso gamer ainda é fundamental pelo simples fato de mostrar ao público um pouco de tudo aquilo que ele poderá aproveitar nos próximos meses. E, em 2013, essa olhadela para o futuro está ainda mais empolgante.

As três grandes

As armas de cada gigante

Como já comentamos, a E3 deste ano será o evento da nova geração. Por mais que o Wii U esteja no mercado há alguns meses, a feira será a oportunidade para que milhares de veículos internacionais tenham seu primeiro contato com PlayStation 4 e Xbox One. Mais do que isso, Sony e Microsoft terão de aproveitar os quatro dias em que o mundo respira video game para mostrar que seus consoles serão tudo isso o que elas prometem.

No caso do sucessor do PS3, a principal novidade fica por conta de sua real apresentação ao público. Já sabemos um pouco daquilo que ele é capaz de fazer, mas ainda não conhecemos seu visual. Por conta disso, pode apostar que boa parte da conferência da Sony será dedicada a mostrar o design do aparelho e em como ele ficará lindo em sua sala de estar.

Porém, o que nós realmente queremos saber vai um pouco além disso. A principal pergunta que 9 entre 10 jogadores se faz desde que o PlayStation 4 foi anunciado é a data de lançamento — ok, foi dito que seria no final do ano, mas ainda resta saber exatamente quando — e, principalmente, o quanto vai custar. Os rumores sobre os preços já estão aí há algum tempo, o fantasma dos US$ 499 do lançamento do PS3 ainda tira o sono de muita gente e a E3 é o momento ideal de acalmar os ânimos de todos.

Exclusivos para todas as gerações

Só que a gente não quer saber apenas desses “detalhes” de lançamento. Um console é muito mais do que um design ou seu preço. O que realmente importa para o jogador são os games que ele verá naquela plataforma.

A Sony já mostrou um pouco das novidades que veremos em seu novo sistema, mas é bem provável que tenhamos alguns novos anúncios aparecendo. O problema é que, até o momento, não há nenhum indicativo de quais serão eles, fazendo com que tenhamos apenas aqueles que já foram apresentados como certos. Portanto, espere saber mais sobre inFamous: Second Son, Killzone: Shadow Fall, Knack e Driveclub no próximo dia 10.

E não é porque o PlayStation 4 está chegando que a empresa vai se esquecer do PS3. O atual console ainda deve ser um dos centros das atenções, recebendo vários títulos exclusivos. O principal deles deve ser Gran Turismo 6, que também receberá mais detalhes e, de quebra, uma demo jogável para quem passar pelo stand da empresa.

Beyond: Two Souls é outro grande destaque, já que o jogo vem com ar de superprodução cinematográfica e promete trazer um enredo incrível. The Last of Us segue uma linha parecida e com uma expectativa ainda maior, mesmo com seu lançamento previsto para o dia seguinte ao fim do evento.

Por fim, a Sony tem o dever de ressuscitar o Vita. Depois de fazer mil juras para o portátil no ano passado e não trazer nenhuma solução, a empresa precisa mostrar que o aparelho realmente tem alguma utilidade prática e alguns jogos significativos. O problema é que, até o momento, não há muitos títulos anunciados, se limitando a Killzone: Mercenary e Tearaway, além do uso remoto no PS4.

Lista de jogos

  • Beyond Two Souls
  • DriveClub
  • Gran Turismo 6
  • Infamous: Second Son
  • Killzone: Shadow Fall
  • Killzone: Mercenary
  • Knack
  • Puppeteer
  •  Rain
  •  Tearaway
  •  The Last of Us
  •  The Witness
  •  Until Dawn
  •  Flower

Microsoft e o desafio do One

Como já comentei no texto sobre os jogos do Xbox One, a E3 foi o palco escolhido pela Microsoft para provar que o Xbox One é muito mais do que um serviço de TV. Tanto que a empresa já confirmou que o mais próximo de uma televisão que veremos na feira serão os aparelhos nos quais os jogos serão exibidos. Depois de todas as críticas destinadas à apresentação do console, a companhia precisa mostrar a maior quantidade possível de jogos.

Já sabemos de alguns games que estarão por lá. Forza Motorsport 5 é presença garantida e, de quebra, ainda conheceremos um pouco mais sobre o misterioso Quantum Break, o novo game da Remedy. O quase esquecido Ryse, o jogo de gladiadores anunciado pela Crytek em 2011, também deve pintar na conferência. E podemos contar ainda com alguns títulos exclusivos para o novo Kinect, principalmente voltados para atividade física.

A Microsoft prometeu 15 jogos exclusivos para o primeiro ano do console, então é provável que muitos deles apareçam nesta E3. E, como pouco foi comentado oficialmente até agora, os rumores surgem de todos os lados. A maioria deles aponta para o retorno de Banjo-Kazooie, mas há quem diga que Mirror’s Edge 2 será exclusivo do One, juntamente com Crackdown 3, Fortnite e o próximo Halo.

O Xbox 360 também deve ter seus momentos de atenção, já que o suporte para o console não deve ser abandonado tão repentinamente. No entanto, não há nenhuma especulação sobre que jogos serão mostrados para o sistema. Alguma aposta?

Por fim, assim como no caso da Sony, vamos conhecer todos os principais detalhes de lançamento do One. Informações como data e preço já são quase certezas, então só nos resta esperar para saber exatamente quais serão elas.

Lista de jogos

  • Forza Motorsport 5
  • Quantum Break
  • Ryse
  • Banjo-Kazooie (rumor)
  • Crackdown 3 (rumor)
  • Muitos jogos para Kinect (rumor)

As apostas da Nintendo

Se Sony e Microsoft vão se dedicar a mostrar ao mundo seus novos consoles, a Nintendo tem uma tarefa um pouco mais ingrata: driblar a expectativa sobre as concorrentes e anunciar dezenas de jogos que façam o público se interessar pelo Wii U, que sofre da falta de títulos desde que chegou às lojas no último mês de novembro.

E enquanto as demais produtoras estão apresentando games inéditos para o PlayStation 4 e Xbox One, a “Big N” vai fazer aquilo que sabe fazer de melhor: apostar em suas franquias exclusivas. Apesar de a companhia não ter uma conferência própria na E3 — uma decisão polêmica, mas sábia, visto que é praticamente impossível competir com revelação de novos hardwares usando apenas títulos —, a lista de jogos confirmados e possíveis é realmente empolgante.

A começar pelo novo Mario 3D do Wii U, desenvolvido pela mesma equipe dos excelentes Super Mario Galaxy. Ninguém sabe ao certo o que vem por aí, mas podemos esperar algo grandioso, muito bonito e que certamente vai ajudar a aumentar as vendas do aparelho. De quebra, ainda teremos um Mario Kart para alegrar a vida dos fãs de velocidade — e ambos estarão jogáveis no stand da empresa.

Outra aposta certeira é The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, a versão remasterizada do clássico do GameCube. Até o momento sabemos pouco sobre ele, então o evento é o momento ideal para vermos como as aventuras navais de Link estão ficando em alta resolução e em como o GamePad vai melhorar a experiência. Há quem acredite que possamos ter o tão esperado título inédito da série pintando ainda neste ano, mas nada confirmado.

Além desses, ainda podemos esperar o novo Yoshi Yarn — ou seja lá como esse jogo vai se chamar —, além dos já conhecidos The Wonderful 101, Pikmin 3 e Game & Wario. Já para quem gosta de especular, não há como descartar as chances de vermos um pouquinho mais de Bayonetta 2, Super Smash Bros., o tão misterioso X da Monolith e o novo projeto da Retro Studios.

Aventuras portáteis

Só que a Nintendo não deve se focar apenas no Wii U. Por mais que ela precise destacar seu console, o 3DS também deve ter seus momentos de glória com alguns títulos de peso. Monster Hunter 4 e Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies devem ser as principais atrações, principalmente após os últimos Nintendo Direct. Também não podemos nos esquecer de Pokémon X/Y, que certamente vai prender a atenção do público e mostrar que os jogos são muito mais do que uma nova geração de monstrinhos, mas uma renovação na série.

Já o bigodudo aparece no portátil em Mario & Luigi: Dream Team, Mario Party e, quem sabe, no Yoshi’s Island, anunciado há alguns meses. No entanto, o bigode que você mais deve ver nessa E3 não será o de Mario, mas o de seu irmão, já que a “Big N” deve manter as comemorações ao “Ano do Luigi” durante o evento.

Lista de jogos

  • Bayonetta 2 (rumor)
  • Game & Wario
  • Mario & Luigi: Dream Team
  • Mario Golf World Tour
  • Mario Kart Wii U
  • Mario Party 3DS
  • New Super Luigi U
  • Pikmin 3
  • Pokemon X/Y
  • Shin Megami Tensei X Fire Emblem
  • Super Mario 3D Wii U
  • Super Smash Bros. 4
  • The Legend of Zelda HD
  • The Legend of Zelda Windwaker HD
  • The Wonderful 101
  • Wii Fit U
  • Wii U Party
  • Yoshi Wii U
  • Yoshi`s Island 3DS

Atrações paralelas

Porque a E3 é feita de jogos

No entanto, a participação das três fabricantes é apenas uma parcela do que a E3 tem a oferecer. O que realmente vai movimentar a feira é a grande quantidade de títulos que as demais produtoras levarão para animar toda a indústria. Afinal, você certamente já está empolgado com, pelo menos, uma dúzia de jogos que as produtoras devem mostrar por lá.

E o mais interessante é que cada uma dessas companhias chega à feira com uma estratégia diferente. Algumas vão apostar na nova geração, enquanto outras querem aproveitar a grande base de usuários que os sistemas atuais têm para garantir um sucesso. Uma terceira pega carona nas novidades para mostrar uma franquia inédita enquanto tantas outras sequências são apresentadas.

No fim das contas, são essas empresas que transformam a E3 no sonho de todo gamer — e, em 2013, o que não vai faltar é variedade.

Os trunfos da Ubisoft

Repetindo o sucesso do ano passado, a Ubisoft deve ser uma das empresas que vai roubar a cena no evento em 2013. E por mais que ela já tenha revelado praticamente todos os seus games — o que não impede de termos algumas surpresas em sua conferência —, isso não parece ser um problema, uma vez que seus títulos estão entre os mais aguardados pelos jogadores.

Basta se lembrar da empolgação em torno de Watch Dogs. Se o game conseguiu gerar uma comoção enorme em 2012 com apenas um vídeo, imagine o “estrago” causado faltando apenas alguns meses para seu lançamento?

O mesmo acontece com Assassin’s Creed IV: Black Flag. A franquia pode até estar sendo criticada por ter se tornado anual, mas a ideia de vermos os assassinos aparecendo na nova geração já faz com que fiquemos ainda mais curiosos com o que Edward Kenway tem a oferecer.

De quebra, podemos esperar mais detalhes sobre o retorno de Sam Fischer em Splinter Cell: Blacklist, mais novidades de Rayman Legends e o irreverente South Park: The Stick of Truth, que antes pertencia à THQ.

Lista de jogos

  • Assassin`s Creed IV: Black Flag
  • Might & Magic X: Legacy
  • Rayman Legends
  • South Park: The Stick of Truth
  • Splinter Cell: Blacklist
  • Watch Dogs

As franquias de peso da EA

A EA é outra que tem tudo para roubar a cena, principalmente ao trazer novidades para nichos bastante populares. Para os fãs de esportes, FIFA 14, EA Sports UFC, Madden 25 e NBA Live 14 estreiam na nova geração com um motor gráfico inédito, o EA Sports Ignite. E, depois de uma demonstração rápida durante o anúncio do Xbox One, chegou a hora de vermos a novidade em ação.

Quem também deve dar as caras pela primeira vez é o aguardado multiplayer de Battlefield 4. A DICE já mostrou um pouco da campanha, mas o que os apaixonados por tiroteios querem saber é o que as partidas online trarão de novo. A E3 também será a oportunidade para conferimos de perto como a Frostbite 3 está ficando.

E, falando na engine, ela também deve estar disponível em outros títulos. Need for Speed Rivals já foi confirmado e deve ser uma das principais novidades para os fãs de alta velocidade. É provável que também tenhamos algo sobre Dragon Age 3: Inquisition e o novo Star Wars da DICE, mas, em ambos os casos, nada foi confirmado.

E não podemos nos esquecer de um possível anúncio de Mirror’s Edge 2, que há tempos vem ganhando rumores e até já foi listado pela própria EA.

Lista de jogos

  • Battlefield 4
  • Command & Conquer: Generals 2
  • Dragon Age III: Inquisition
  • EA Sports UFC
  • FIFA 14
  • Madden 25
  • NBA Live 14
  • Need for Speed: Rivals
  • NHL 14 Star Wars

Activision of Duty

E se a EA vem com tudo com Battlefield 4, a Activision não deixaria por menos e traz Call of Duty: Ghosts para mostrar que a franquia mais popular da indústria ainda tem como surpreender. O evento da Microsoft no último dia 21 nos mostrou um pouco do poder do novo motor gráfico da empresa, então podemos esperar muito mais disso durante a E3, além de mais informações sobre a campanha e o modo multiplayer.

De quebra, a empresa ainda conta com Destiny como um de seus destaques. O novo projeto da Bungie está sendo aguardado há bastante tempo e a feira é o momento ideal para vermos o que as mentes por trás da série Halo foram capazes de criar. As expectativas são enormes, mas ninguém sabe ao certo o que esperar.

Lista de jogos

  • Call of Duty: Ghosts
  • Deadpool
  • Destiny
  • Skylanders SWAP Force

Vampiros e Kojima na Konami

Enquanto o mundo inteiro está fazendo muito barulho por conta da nova geração, a Konami permanece bastante discreta em relação ao PlayStation 4 e Xbox One. Nenhum de seus títulos foi prometido para os próximos consoles e só iremos saber se Metal Gear Solid V: Phanton Pain vai chegar a essas plataformas durante o evento.

Além disso, a E3 é a oportunidade perfeita para darmos mais uma olhada em como o novo projeto de Hideo Kojima está ficando. Depois de muito mistério e um anúncio bem fora do tradicional, todos querem saber um pouco mais da história do game e ver o que a Fox Engine tem realmente a oferecer. Além disso, a confusão sobre Ground Zeroes ser ou não um jogo isolado também deve ser esclarecida.

Partindo para o sobrenatural, a produtora japonesa vai trazer um pouco mais de Castlevania: Lords os Shadows 2, principalmente após enlouquecer os fãs com o trailer exibido durante a Video Game Awards de 2012.

Pro Evolution Soccer 2014 também está confirmado, então pode se preparar para rever o topete de Neymar aparecendo durante a conferência do próximo dia 6.

Lista de jogos

  • Castlevania: Lords of Shadow 2
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
  • Metal Gear Solid Ground Zeroes (se for um jogo separado, é claro)
  • Pro Evolution Soccer 2014

O tradicionalismo da Square Enix

Outra japonesa que chega com timidez é a Square Enix. O estúdio nipônico deve apostar forte em sua principal franquia, já que teremos diferentes versões de Final Fantasy sendo mostradas. Além do lançamento definitivo de FF XIV: A Real Reborn, ainda teremos a versão em HD de FF X/X-2 para PS3 e Vita, Lightning Returns e o tão esperado Final Fantasy para a nova geração. A promessa foi feita no anúncio do PS4 e é bem provável que a Luminous Engine — exibida em Agni’s Philosophy — seja o motor gráfico do novo capítulo. Versus XIII continua uma incógnita.

Thief e Murdered: Soul Suspect também já estão garantidos — o que faz da E3 o momento ideal para que saibamos o que esperar desses dois títulos.

P.S: Jamais abandonarei a esperança de um Kingdom Hearts 3.

Lista de jogos

  • Bravely Default: Flying Fairy 
  • Deus Ex: Human Revolution Director’s Cut
  • Deus Ex: The Fall
  • Final Fantasy (nova geração)
  • Final Fantasy X / X2 HD Remaster
  • Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
  • Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX
  • Lightning Returns: Final Fantasy 13
  • Murdered: Soul Suspect
  • Thief

Outros grandes jogos

Além desses, ainda temos outros jogos que devem chamar a atenção do público ao longo dos quatro dias de E3. A Warner deve revelar as primeiras cenas de jogabilidade de Batman: Arkham Origins e de Arkham Origins Blackgate, mostrando como será o retorno do Homem-Morcego. Já a Namco Bandai vai trazer Dark Souls 2 para que os jogadores se lembrem que passar raiva também faz parte.

The Evil Within é o destaque da Bethesda, que ainda conta com The Elder Scrolls Online e Wolfenstein: New Order. A Capcom, por outro lado, pode mostrar o misterioso Deep Down, seu primeiro projeto para a próxima geração.

Como é de se esperar, Sonic: Lost World será a principal atração da SEGA, que pode aproveitar o momento para mostrar outro jogo de sua parceria com a Nintendo. Além disso, temos o Spectrum, o enigmático anúncio feito pela empresa que muita gente aposta ser um novo console. Será? Pois a resposta será dada na semana que vem.

Confira mais alguns títulos que devem aparecer no evento.

  • Arma3
  • Batman: Arkham Origins
  • Batman: Arkham Origins Blackgate
  • Bayonetta 2
  • Broken Age
  • Brothers: A Tale of Two Sons
  • Castle of Illusion Starring Mickey Mouse HD
  • Company of Heroes 2
  • Dark Souls II
  • DayZ Standalone
  • Deep Down
  • Diablo III
  • Disgaea D2: A Brighter Darkness
  • Disney Infinity
  • Divinity: Original Sin
  • Doki Doki Universe
  • Dragon`s Crown
  • Dying Light
  • Dynasty Warriors 8
  • Farming Simulator 2013
  • Frozen Synapse: Tactics

Desculpem amigos, é mais forte do que eu.

  • Killer Is Dead
  • LEGO Marvel Superheroes
  • Lost Planet 3 Monster Hunter 4
  • Muramasa Rebirth 
  • Pac-Man and the Ghostly Adventures. 
  • Phoenix Wright: Dual Destinies
  • Project Cars
  • Project X Zone
  • Rune Factory 4
  • Sacred 3
  • Saints Row 4
  • Scribblenauts Unmasked
  • Shadowrun Returns
  • Shin Megami Tensei IV
  • Sonic: Lost World
  • Tales of Xillia
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows
  • The Elder Scrolls Online
  • The Evil Within
  • The Witcher 3: Wild Hunt
  • The Wolf Among Us
  • Total War: Rome 2
  • Transistor
  • Valhalla Knights 3
  • Wolfenstein: The New Order
  • Yaiba: Ninja Gaiden Z
  • Young Justice: Legacy

Segundo escalão

  • Deadfall Adventures
  • Goodbye Deponia
  • Hometown Story
  • Lords of the Fallen
  • Luftrausers Magic: The Gathering Duels of the Planeswalkers 2014
  • Magrunner: Dark Pulse 
  • Memoria
  • Mistborn: Birthright
  • Monster High 13 Wishes Shadow Secrets
  • Phineas and Ferb: Quest for Cool Stuff
  • Primal Carnage: Genesis
  • Prime World
  • Rise of the Triad
  • Sherlock Holmes: Crimes and Punishments
  • State of Decay
  • Super T.I.M.E. Force
  • Take On
  • The Dark Eye: Demonicon
  • The Night of the Rabbit
  • Time and Eternity
  • Wasteland 2
  • Ys: Memories of Celceta 
  • Zumba Fitness World Party

O BJ estará lá!

Assim como no ano passado, o Baixaki Jogos estará cobrindo a E3 diretamente de Los Angeles para trazer todas as novidades em primeira mão para você. Nossa primeira impressão sobre PS4 e Xbox One, dezenas de prévias sobre os títulos mais aguardados e entrevistas exclusivas para que você saiba de tudo o que a maior feira de jogos do mundo tem a oferecer. O futuro chegou e nós estaremos lá.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.