Como saber se o meu celular foi clonado?

3 min de leitura
Imagem de: Como saber se o meu celular foi clonado?
Imagem: Shutterstock

Nos últimos tempos, inúmeras preocupações recorrentes vêm surgindo com relação a eletrônicos. Dentro do mundo digital, existem pessoas mal-intencionadas que estão dispostas a fazer de tudo para obterem os dados dos usuários a fim de aplicar golpes e conseguir dinheiro de um jeito fácil.

Nesse sentido, há golpes diretos, no qual há interação entre os criminosos com a vítima, e os golpes indiretos, quando links maliciosos são distribuídos pelas redes sociais. Assim, os dispositivos podem ser clonados, ficando mais fáceis de serem invadidos e com todos os dados sigilosos expostos.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Abaixo, saiba identificar se o seu celular corre algum tipo de risco e encontre o melhor caminho para que criminosos não tenham mais acesso a ele. Confira!

Seu celular foi clonado? Veja o passo a passo para identificar o problema

No geral, há muitas suposições para identificar possíveis invasões dentro do smartphone. É preciso, por exemplo, realizar uma checagem interna completa do aparelho para encontrar alguma evidência. Sendo assim, recomendamos que:

  1. seja feita uma varredura entre os aplicativos já instalados e, por meio das configurações, verifique as permissões de microfone, localização e câmera de cada aplicativo;
  2. certifique-se de que existam aplicativos instalados dos quais você não se recorda de ter baixado e, se isso ocorrer, apague-os no mesmo momento;
  3. observe os níveis de consumo de bateria do aparelho, bem como o de internet — móvel ou Wi-Fi — e quais aplicativos foram mais acessados (geralmente, dentro das configurações, é possível visualizar um relatório completo com todos esses dados);
  4. caso o dispositivo esteja mais lento do que o habitual, pode ser que um aplicativo em segundo plano esteja sendo acessado, inclusive para filmar tudo o que ocorre na tela do aparelho — portanto, é muito importante fazer essa verificação;
  5. se as chamadas de voz estão tendo muita interferência de sinal, também pode ser um indicativo de que há algo estranho no dispositivo.

Configurações no sistema operacional iOS. (TecMundo/Reprodução)Configurações no sistema operacional iOS. (TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Como um celular pode ser clonado?

Conforme já citado, qualquer descuido direto ou indireto pode fornecer uma brecha para que criminosos digitais atuem. No entanto, existem outras maneiras de se clonar um celular, incluindo a do chip do aparelho. Assim, aplicativos mensageiros, por exemplo, também ficam mais vulneráveis.

Um aplicativo espião também consegue fazer a clonagem do aparelho, mas, para isso, o criminoso precisa ter acesso ao celular de forma física. Por esse motivo, recomenda-se que todos os aplicativos sejam verificados, bem como o tempo de uso de cada um deles.

O que fazer se o celular foi clonado?

Se você realizou nosso passo a passo e identificou algo suspeito, levando a crer que o celular realmente foi clonado, é preciso realizar algumas tarefas para que a situação seja amenizada.

A primeira medida é trocar as senhas de e-mail, bancos, redes sociais e outros aplicativos que podem ter sido expostos. Em seguida, faça a emissão de novos cartões virtuais e, enquanto isso, bloqueie os limites de crédito e de débito.

Na sequência, faça a formatação do dispositivo, resetando as informações já salvas e impedindo que o acesso indesejado continue.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Recomenda-se também que seja feito um boletim de ocorrência para que fique registrada a tentativa de fraude. Assim, você estará protegido de eventuais problemas que possam acontecer em relação ao seu nome.

Além disso, emitir um novo chip com um novo número junto à sua operadora pode promover mais segurança contra ataques digitais nesse quesito.

Segurança digital: boas práticas podem evitar transtornos

Infelizmente, estamos expostos de diferentes formas ao ataque de hackers. Dessa forma, é preciso se manter sempre em alerta para evitar que links maliciosos e sites perigosos sejam abertos, além de desconfiar de qualquer pessoa que se apresente por meio da internet.

Portanto, tenha em mente que seguir algumas boas práticas no ambiente digital podem ser fundamentais para evitar transtornos no futuro. Afinal, ninguém quer ter a dor de cabeça de passar por problemas do tipo, não é mesmo? Confira algumas logo abaixo.

  • Evite baixar aplicativos que não estejam na loja oficial de apps do seu sistema operacional.
  • Evite utilizar redes públicas de internet sem fio, pois seus dados ficam mais vulneráveis ao se conectar com elas.
  • Nunca toque em links suspeitos, cujo URL tem muitas letras e números aleatórios e sem uma lógica.
  • Tenha um aplicativo antivírus à sua disposição no aparelho para fazer varreduras uma vez por semana.
  • Utilize ferramentas de backup com frequência para salvar seus arquivos e evitar que eles sejam roubados.
  • Mantenha a prática de troca de senhas com alguma regularidade.

Gostou do conteúdo? Então se liga aqui no TecMundo para saber como se proteger de eventuais ataques por meio da tecnologia!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.