Alfred: conheça o app para usar celular como câmera de segurança

2 min de leitura
Imagem de: Alfred: conheça o app para usar celular como câmera de segurança
Imagem: Alfred/Divulgação

Já pensou poder sair para trabalhar, estudar, fazer compras ou encontrar com amigos ou familiares e continuar sabendo tudo o que acontece dentro da sua casa na tela do seu celular? E o melhor, totalmente de graça? Deve ser bastante caro, né? Não necessariamente!

Hoje é possível utilizar ferramentas que você provavelmente tem em casa à sua disposição para montar um circuito interno de câmeras em casa totalmente de graça. Para isso, você pode usar tablets e celulares antigos que tenham câmeras traseiras em conjunto com aplicativos como o Alfred, que pode ser usado em dispositivos iOS e Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como usar seu smartphone como câmera de segurança com o Alfred

Se tiver um telefone celular ou tablet mais antigo em casa, um que ainda funcione mas não esteja sendo utilizado, você pode utilizá-lo como câmera de segurança e ficar de olho em sua casa mesmo quando estiver fora. Para fazer isso, é necessário usar um aplicativo como o Alfred, que é gratuito e tem versões para iOS e Android.

Você pode usar um telefone celular ou tablet antigo como câmera de segurança no app para iOS e AndroidVocê pode usar um telefone celular ou tablet antigo como câmera de segurança no app para iOS e AndroidFonte:  Alfred/Divulgação 

A seguir, você confere todos os passos necessários para configurar o Alfred e monitorar sua residência a distância:

  1. No seu celular principal, que será usado para acessar as câmeras à distância, acesse a App Store ou a Google Play e baixe o Alfred;
  2. Abra o app e deslize a tela para a esquerda até surgir o botão de experimentar;
  3. Toque em “Experimente!” para começar a usar o app;
  4. Selecione "espectador" para a forma como seu celular será usado;
  5. Toque em “Começar!”;
  6. Faça login usando as informações que mais lhe convenham. É importante ter login e senha configurados para poder usar o app corretamente;
  7. Baixe o Alfred no seu telefone celular ou tablet antigo, aquele que será usado como câmera de segurança;
  8. Na tela de login, entre com os mesmos dados utilizados no seu aparelho principal;
  9. Permita o acesso à câmera do dispositivo ao app e deixe o dispositivo conectado na internet;
  10. Pronto, você agora tem uma câmera de segurança configurada para monitorar sua casa quando estiver fora!

Não esqueça de posicionar bem o seu aparelho configurado como câmera de segurança para filmar a maior área possível. Para isso, você pode utilizar tripés e suportes para câmeras e celulares. É importante lembrar que o dispositivo também precisa ficar conectado na internet para transmitir as imagens.

Experiência Premium

O aplicativo Alfred, embora gratuito, oferece opções para tornar a experiência de uso um pouco mais agradável e completa. Por exemplo, é possível comprar uma versão do app "Livre de Anúncios" que, como bem diz o nome, remove todas as propagandas da tela.

Com o Alfred você pode monitorar sua residência à distância de graça ou optar por uma experiência premiumCom o Alfred você pode monitorar sua residência à distância de graça ou optar por uma experiência premiumFonte:  Alfred/Divulgação 

Usuários que quiserem ter imagens em qualidade mais alta, podem ainda optar por pagar uma mensalidade e ter acesso ao feed de vídeo premium. Para isso, é preciso selecionar a opção "Obter qualidade HD", podendo escolher entre valores mensais ou anuais, por exemplo.

Além das imagens em alta qualidade, a opção de assinatura oferece ainda outros recursos extras de uso. As ferramentas extras incluem zoom, maior espaço de armazenamento e a já mencionada remoção de anúncios.

Seja pagando ou usando o app de graça, é evidente que dá para usar a tecnologia (mesmo a de dispositivos mais velhos) ao seu favor. Usando um tablet ou telefone celular velho, você pode monitorar tudo o que acontece na sua casa à distância de um jeito simples, rápido e fácil de configurar!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.