Como saber se seu WhatsApp foi clonado

3 min de leitura
Imagem de: Como saber se seu WhatsApp foi clonado
Imagem: Unsplash

O WhatsApp é um dos aplicativos mensageiros mais populares do momento, sendo bastante utilizado por pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Seja para se comunicar com amigos e familiares, seja para concretizar vendas, o app tem um time de desenvolvedores dedicado ao aprimoramento e à melhoria contínua do app.

Desde 2014, a plataforma pertence ao Facebook; apesar de estar cercada de um sistema de segurança virtual intenso, infelizmente ainda há espaço para eventuais falhas que possibilitam a ação de criminosos. Com isso, alguns hackers conseguem aplicar golpes em pessoas inocentes que não têm conhecimento aprofundado em tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

WhatsApp é um dos apps mensageiros mais utilizados no Brasil. (PX Here/Reprodução)WhatsApp é um dos apps mensageiros mais utilizados no Brasil. (Fonte: PX Here/Reprodução)Fonte:  PX Here 

Elaboramos este texto para alertar sobre uma prática bastante comum na atualidade: a clonagem do WhatsApp. Fique atento a todas as dicas para se prevenir e não cair nesse tipo de golpe.

WhatsApp clonado: como saber se criminosos estão tentando se aproveitar de sua conta?

Efetivamente, não é possível clonar qualquer conta no WhatsApp com todos os detalhes preservados. Isso acontece porque o aplicativo não permite que dois perfis sejam criados com o mesmo número em dois aparelhos diferentes. A boa notícia é que, dessa maneira, você será alertado caso alguém tente usar seu número para clonar seu WhatsApp. Portanto, se receber alguma mensagem de confirmação no app, faça a autenticação de seu aparelho no mesmo momento para neutralizar a ação criminosa.

Os criminosos já sabem disso e podem recorrer a outros meios para enganar seus conhecidos. Você já deve ter visto algum golpe do tipo: algum de seus contatos recebe uma mensagem de uma conta cujo número é desconhecido e utiliza sua foto. O golpista avisa que você trocou de número e que, a partir daquele ponto, vai responder por ali. Não demora muito para que seja requisitada alguma quantia em dinheiro.

Fique sempre atento em tudo o que acontece no seu WhatsApp. (PX Here/Reprodução)Fique sempre atento a tudo o que acontece em seu WhatsApp. (Fonte: PX Here/Reprodução)Fonte:  PX Here 

Embora pareça estranho, muitas vítimas acabam acreditando no golpista que está se passando por um conhecido justamente porque não verificam a autenticidade das informações e acabam fornecendo detalhes de sua relação com a pessoa em questão — o que torna tudo ainda mais perigoso.

Nesse caso, a dica é verificar todos os detalhes da nova conta informada por seu contato. Veja se o DDD corresponde ao de seu conhecido, verifique o status e envie uma mensagem ao número antigo para saber se a troca realmente foi efetuada. Desconfie sempre que alguém pedir dinheiro emprestado logo após trocar o número de celular, pois pode se tratar de um golpe.

Golpes no WhatsApp: verifique atividades estranhas em sua conta

Como é mais difícil para os golpistas utilizarem o mesmo número para clonar o WhatsApp sem que ninguém perceba, é importante ficar atento a atividades suspeitas em sua conta. Verifique frequentemente as últimas mensagens enviadas para saber se alguma delas foi enviada sem seu consentimento. Se alguém estiver lendo suas mensagens de outro dispositivo, recomenda-se que o WhatsApp Web seja revisto, pois ele pode estar aberto em algum computador estranho.

Para desvincular sua conta mesmo sem ter acesso ao dispositivo, acesse as configurações do WhatsApp e em seguida toque em "Aparelhos Conectados". Atualmente, como é possível manter o WhatsApp Web conectado em mais de um computador, uma lista das conexões surgirá na tela. Desconecte-se de todas elas, mesmo que reconheça alguma, pois sua conta pode correr riscos.

Observe ações incomuns na sua conta WhatsApp para se prevenir. (Unsplash/Reprodução)Observe ações incomuns em sua conta de WhatsApp para se prevenir. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Se precisar, faça uma nova conexão do WhatsApp Web apenas em dispositivos conhecidos. Evite se conectar ao aplicativo em redes compartilhadas, como em computadores que não sejam de seu uso pessoal. Mesmo com todos os cuidados, seu WhatsApp ainda pode ser clonado, mas algumas medidas podem ser tomadas para que o problema seja revertido.

O que fazer se o WhatsApp for clonado?

Se você suspeita que sua conta no mensageiro foi clonada ou isso já foi efetivamente confirmado, a primeira atitude a ser tomada é confirmar o perfil e autenticar seu aparelho, como já citamos. Para isso, desinstale o WhatsApp de seu celular e, logo em seguida, refaça a instalação. Informe seu número e coloque o código recebido por SMS. Com esse processo, o criminoso que tiver clonado seu WhatsApp perderá o acesso à conta.

Não se esqueça de avisar familiares, amigos e conhecidos de que seu WhatsApp foi clonado, para evitar que eles caiam em eventuais golpes. Com a possibilidade de fazer envios financeiros por meio do aplicativo, é preciso ficar sempre muito atento às boas práticas de cibersegurança para não correr riscos.

Utilize o WhatsApp tomando todos os cuidados possíveis.(Unsplash/Reprodução)Utilize o WhatsApp tomando todos os cuidados possíveis. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Gostou do texto? Não deixe de colocar em prática algumas de nossas dicas caso seja necessário!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.