TikTok faz parceria com a Oracle para oferecer mais segurança

1 min de leitura
Imagem de: TikTok faz parceria com a Oracle para oferecer mais segurança
Imagem: Unsplash

Na última sexta-feira (17), o TikTok anunciou uma parceria com a Oracle para armazenar e manter em segurança os dados dos usuários norte-americanos da rede social. Contudo, informações do BuzzFeed sugerem que os funcionários do TikTok na China acessaram diversas vezes os dados de consumidores estadunidenses.

A iniciativa tem o objetivo de proteger os dados dos usuários usando os servidores da Oracle nos Estados Unidos, contudo, com servidores para backups no estado da Virgínia e em Cingapura — nesse caso, os dados privados dos usuários serão excluídos para mantê-los apenas em servidores nos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Continuaremos a impulsionar nosso objetivo de limitar o número de funcionários que têm acesso aos dados dos usuários e os cenários, nos quais o acesso a dados é ativado", disse o diretor de segurança da informação do TikTok, Roland Cloutier.

Até o momento, o TikTok não revelou se mudará todos os seus servidores para os EUA.Até o momento, o TikTok não revelou se mudará todos os seus servidores para os EUA.Fonte:  Unsplash 

Acesso à informação privada

De acordo com 14 declarações de nove funcionários do TikTok, trabalhadores chineses tiverem acesso aos dados dos norte-americanos entre, no mínimo, setembro de 2021 e janeiro de 2022. Contudo, a equipe da rede social nos Estados Unidos não tinha acesso aos mesmos dados.

Em uma reunião realizada em setembro de 2021, um funcionário do departamento de confiança e segurança do TikTok afirmou que "tudo pode ser acessado na China". Um diretor da empresa também já afirmou que um engenheiro localizado em Pequim "tem acesso a tudo" — o BuzzFeed decidiu não citar nomes para preservar a privacidade das fontes.

As informações foram obtidas em gravações de reuniões e apresentações internas do TikTok, possivelmente confirmando as preocupações dos órgãos norte-americanos sobre o acesso de dados pessoais dos usuários nos Estados Unidos. Em 2020, o ex-presidente Donald Trump disse considerar a rede social uma ameaça à segurança nacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.