Dia Mundial do Rock: 10 trilhas sonoras de filmes com muito rock

4 min de leitura
Imagem de: Dia Mundial do Rock: 10 trilhas sonoras de filmes com muito rock
Imagem: Paramount/Divulgação

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, é um marco para todos aqueles que são fãs do gênero. Afinal, este é um estilo musical atemporal, responsável por algumas das melhores composições já criadas pela humanidade. De artistas clássicos como Elvis Presley, The Beatles, The Who e The Rolling Stones, até nomes mais modernos, como The Black Keys, Linkin Park, Limp Bizkit e System of a Down, não há dúvidas de que esta é uma data a se comemorar.

Para celebrar este dia, separamos alguns dos melhores e mais clássicos filmes do cinema com trilhas sonoras repletas de canções inesquecíveis. Confira!

10. Quase Famosos

É difícil começar essa lista por outro filme além de Quase Famosos, do renomado diretor Cameron Crowe. Afinal, a trama gira em torno de um jornalista adolescente fã de rock and roll e de sua jornada enquanto escreve uma matéria para a revista Rolling Stone sobre a banda Stillwater. Na trilha, bandas como Led Zeppelin, Yes e The Who embalam a história, além, é claro, da cena clássica dos músicos e suas acompanhantes cantando a canção Tiny Dancer, de Elton John.

9. Escola de Rock

Outro filme clássico do cinema e cuja trilha sonora é repleta de hinos do rock and roll é o cômico Escola de Rock. No filme, Jack Black vive um músico falido que finge ser um professor de música em uma escola particular. Para participar da Batalha das Bandas, ele forma um grupo de rock com as crianças. Bandas como The Doors, Cream, T. Rex e Ramones são alguns dos sucessos da trilha.

8. Profissão de Risco

Protagonizado por Johnny Depp, Blow é um clássico do cinema e conta com clássicos como Bob Dylan, Eric Clapton, Lynyrd Skynyrd e The Rolling Stones na trilha. Depp vive George Jung, jovem de uma boa família, mas que se envolve com o comércio de maconha na Califórnia, começando a vender cocaína em seguida.

7. The Dirt - Confissões do Mötley Crüe

A banda de hard e glam rock Mötley Crüe foi uma das mais controversas dos anos 80. Conhecida por suas festas selvagens e o envolvimento com drogas, principalmente a heroína, a banda é dona de clássicos como "Girls, Girls, Girls", "Wild Side", "Home Sweet Home" e "Kickstart My Heart". Em The Dirt, filme da Netflix, a história da banda é contada em meio às canções de maior sucesso do grupo, além de composições inéditas.

6. The Runaways

Na mesma pegada de filmes que contam a trajetória de uma banda, The Runaways é protagonizado por Kristen Stewart e Dakota Fanning e mostra os primeiros dias de Joan Jett, dona do clássico "I Love Rock and Roll", na cena musical. Os singles da banda, como "Cherry Bomb" e "Queens of Noise", se misturam às canções de outras bandas como Sex Pistols, The Stooges e David Bowie.

5. Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia, filme da Marvel lançado em 2014, também é uma excelente opção para quem quer aproveitar uma trama repleta de música agitada no Dia Mundial do Rock. A viagem intergaláctica é embalada por canções de Blue Swede, David Bowie e The Runaways.

4. Uma Lição de Amor

O clássico do cinema recebeu a indicação de Grammy de Melhor Trilha Sonora por conta das canções dos Beatles, encaixadas perfeitamente no contexto dessa trama repleta de emoção. O filme, protagonizado por Michelle Pfeiffer, Dakota Fanning e Sean Pean, conta a história de Sam, um homem com a capacidade intelectual de um garoto de 7 anos e que cuida de sua filha, Lucy. Porém, ele precisa lutar para ganhar a guarda da criança. Vale a pena assistir!

3. O Grande Lebowski

Bandas como Creedence Clearwater Revival, The Who, The Rolling Stones e Derek & The Dominos são alguns exemplos de clássicos na trilha do filme de 1999. A história acompanha Jeff Lebowski ao descobrir que ele tem o mesmo nome de um milionário. O homem rico pede a Jeff para entregar o dinheiro do resgate de sua mulher, sequestrada por uma gangue perigosa, e é quando suas aventuras começam.

2. Pulp Fiction

Clássico do cinema dirigido por Quentin Tarantino, Pulp Fiction também merece destaque no Dia Mundial do Rock. A trilha tem a função de ambientar a história e, ao mesmo tempo, sonorizar a trama caótica do longa, por meio de pesos do rock como Chuck Berry, Ricky Nelson e Kool & The Gang.

1. CBGB – O Berço do Punk Rock

Por último, mas não menos importante, temos ainda o filme CBGB – O Berço do Punk Rock, com canções de The Velvet Underground, The Stooges, MC5 e Dead Boys na trilha. No filme, Hilly Kristal quer abrir uma casa de shows de rock. Porém, o local acaba recebendo apresentações de nomes do punk, como Ramones e Talking Heads, fortalecendo um dos movimentos musicais mais icônicos das últimas décadas.

E aí, gostou da lista de filmes com uma trilha sonora impecável para curtir no Dia Mundial do Rock? Conte qual é o seu favorito pelo espaço abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.