Durante a conferência Google I/O 2013, entre as diversas novidades apresentadas pela gigante de Mountain View estava uma atualização no aplicativo Google Play Books, a qual implementou o suporte para os formatos EPUB e PDF — extensões convencionais dos livros digitais.

Além disso, essa reformulação no leitor digital da companhia passou a permitir que qualquer pessoa com uma conta em seus serviços possa cadastrar e enviar até 1.000 livros — o que deve aumentar bastante o acervo desse serviço.

As obras podem ser encaminhadas diretamente do seu computador ou da sua conta no Google Drive e usufruídas a partir do app instalado em seu smartphone ou tablet, inclusive podendo continuar a sua leitura em gadgets diferentes por meio da sincronização de progresso.

Com isso, o serviço e o software de leitura da empresa ficam em pé de igualdade com os produtos do gênero da Apple e da Amazon. Neste artigo, vamos ensinar a você como upar e ler um eBook através do novo aplicativo da Google.

Requerimentos

  • Conta Google. Caso ainda não possua a sua, clique aqui.
  • Google Play Livros:

Android

Baixar Google Play Livros

iOS

Baixar Google Play Livros

Atenção!

Na hora de baixar livros digitais da internet, fique atento para os direitos autorais da obra desejada. Lembre-se: pirataria é crime e pode render processos judiciais. Uma boa dica para encontrar conteúdos gratuitos e que podem ser transferidos sem esquentar a cabeça é o site Domínio Público, o qual é mantido pelo Governo Federal.

Montando o seu acervo

Com a sua conta criada e o app instalado no seu eletrônico, você está pronto para começar a pôr a mão na massa. Para upar os seus livros digitais, você deve acessar a seção “Livros” do Google Play. Clique aqui para ser redirecionado até essa página.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Observações importantes! É válido salientar que os arquivos podem ter no máximo 50 MB (a obra precisa ter centenas de páginas e muitas figuras para isso) e o processo de transferência precisa ser finalizado para que você possa começar a ler os livros.

A primeira coisa a ser feita é clicar no botão “Fazer o upload de arquivos” (1). No popup aberto em seguida, no canto superior esquerdo dele (2), você pode escolher se deseja enviar as obras que estão armazenadas no computador ou aquelas que já foram encaminhadas para a sua conta no Google Drive, ficando guardadas na área “Meu disco”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se a sua escolha foi a primeira opção, basta arrastar os arquivos desejados para essa tela ou encontrá-los por meio do gerenciador de arquivos do sistema operacional utilizando a função “Selecionar arquivos do computador” (3).

Por sua vez, ao selecionar a aba “Meu disco”, são exibidos os conteúdos disponíveis no seu perfil do serviço de armazenamento na nuvem da Google. Clique sobre as obras requeridas (4) e pressione o botão “Selecionar” (5) para iniciar o upload. Após o término da transferência, todos os arquivos estarão disponíveis na seção “Uploads feitos”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Leitura garantida

Com o término do upload dos arquivos, você já pode iniciar a sua leitura. Sabe o que é melhor? Você pode ler os seus eBooks tanto no navegador, por meio do próprio serviço Google Play Livros, ou onde você estiver, através do app instalado no seu smartphone ou tablet.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A versão para a web do leitor conta com mecanismos para que você possa realizar anotações, marque obras como favoritas e obtenha cartões com informações completas sobre o livro e o seu autor.

Além disso, você pode inserir marcadores de páginas, permitindo que você continue de onde parou em outro momento e até de outro aparelho. Agora, é possível carregar um acervo inteiro de livros no bolso. Esperamos ter ajudado e desejamos uma boa leitura!

Cupons de desconto TecMundo: