iTunes Podcasts (Fonte da imagem: Apple)

A criação de um podcast é algo relativamente fácil de fazer, necessitando apenas de prática. Nós já demos algumas dicas sobre como você pode gravar um programa de áudio para a internet. Só que faltava uma coisa: como incluí-lo no iTunes?

Sim, a loja de apps e mídia da Apple conta com um dos diretórios mais extensos e famosos de podcasts na internet. Se você quer que seu programa fique conhecido e de fácil acesso, incluí-lo no iTunes é um bom primeiro passo. Só que como você pode fazer isso?

Incluir um podcast no iTunes por si só é algo muito simples. A grande dificuldade está na criação do feed que vai alimentar o diretório da Apple. Veja bem, você não envia os episódios para um servidor da empresa. O iTunes é apenas uma ferramenta que reúnes os links e, portanto, seu podcast ainda precisa ser hospedado em um servidor de sua preferência.

Alguns serviços de hospedagem de podcasts geram um feed pronto para ser incluído no iTunes, mas, caso você o hospede no seu servidor, poderá incluir um feed para os arquivos, totalmente personalizável.

Agora, mostraremos como você pode criar esse feed e como incluí-lo no iTunes.

ATENÇÃO!

Um aviso muito importante. Os formatos suportados por feeds do iTunes são os seguintes:

  • .m4a
  • .mp3
  • .mov
  • .mp4

1) Construindo o feed

A criação de um feed geral para um conteúdo do seu site é, na maioria das vezes, automática. No caso da hospedagem de áudio, dificilmente isso é feito. Caso você utilize o Wordpress como plataforma do seu site, existem plugins que criam um feed RSS para o seu podcast. Neste tutorial, mostraremos o que fazer quando o feed não é criado pelo servidor.

Para funcionar no iTunes, o seu feed RSS necessita de algumas tags e diretrizes que devem ser preenchidas. A primeira coisa a se fazer é abrir o seu Bloco de notas e incluir o seguinte texto:

[?xml version="1.0"?]

[rss version="2.0" xmlns:itunes="http://www.itunes.com/dtds/podcast-1.0.dtd"]

[channel]

Essa parte não precisa ser alterada. Feito isso, inclua as tags abaixo:

[itunes:category text="Category"/]

[itunes:category text="Category"/]

[itunes:category text="Category"/]

[itunes:category text="Category"/]

[itunes:category text="Category"/]

[itunes:explicit]YES ou NO[/itunes:explicit]

[itunes:keywords]Palavras-chaves[/itunes:keywords]

[itunes:summary]Slogan do seu programa[/itunes:summary]

[itunes:subtitle]Subtítulo do podcast[/itunes:subtitle]

[itunes:image href="Link da imagem padrão"/]

[itunes:author]Nome do Autor do podcast (Seu nome ou do seu site)[/itunes:author]

As partes entre aspas, nas quais está escrito “Category”, são as categorias em que seu podcast se encaixa (cinema, música, jogos etc.). Para saber exatamente o que incluir, veja a tabela abaixo.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Escolha as categorias em que seu podcast se encaixa na coluna da esquerda e inclua as palavras correspondentes da coluna da direita. Na tag, você deve incluir YES se o conteúdo do seu programa for direcionado ao público adulto. Caso esse seja o seu caso e você incluir NO, seu podcast pode ser recusado pelo iTunes. As outras tags são autoexplicativas.

Logo abaixo dessas tags, inclua as seguintes linhas:

[webMaster]E-mail e/ou URL do site[/webMaster]

[copyright]Frase com direitos reservados do site[/copyright]

[language]PT-br (caso o programa seja em português do Brasil)[/language]

[title]Título do podcast[/title]

[ink]URL do seu site[/link]

[description]Descrição do site[/description]

[pubDate]Data da publicação do feed, em inglês (por exemplo: Wed, 30 Jan 2013 00:01:00 -0300[/pubDate]

Preenchidas as tags, é necessário que você inclua a imagem principal do seu podcast — aquela que ficará destacada na página do iTunes. Você deverá incluir um logo no seu servidor e adicionar as seguintes linhas no seu feed:

[image]

[title]Título da imagem[/title]

[link]URL redirecionada da imagem[/link]

[url]URL da imagem[/url]

[/image]

Feito isso, o seu feed está quase pronto. Falta apenas o link dos episódios e as suas informações. É aqui que as coisas podem ficar um pouco chatas. A cada novo episódio do seu programa, você precisará editar o seu feed, adicionando novas informações, que serão exibidas no iTunes. Inclua as seguintes linhas no seu feed RSS:

[item]

[author]Título do Podcast[/author]

[title]Título do Episódio[/title]

[description]Descrição do episódios (do que ele se trata, integrantes, blocos, etc.) [/description]

[ink]Link do episódio [/link]

[pubDate]Dia, Data Hora -0300[/pubDate]

[itunes:duration]Duração do episódio (quantos minutos)[/itunes:duration]

[itunes:keywords]Tags para o episódio[/itunes:keywords]

[itunes:summary]Descrição do episódios para iTunes[/itunes:summary]

[itunes:subtitle]Descrição do episódios para iTunes[/itunes:subtitle]

[itunes:author]Autor do episódio (contato, etc.)[/itunes:author]

[itunes:explicit]YES ou NO (seu episódio é apropriado apenas para maiores de idade?)[/itunes:explicit]

[itunes:block]no[/itunes:block] 

Incluídos esses itens, feche as tags restantes adicionando as seguintes linhas no feed:

[/channel]

[/rss] 

Salve o arquivo do Bloco de notas como “feedpodcast.xml” ou qualquer outro nome de sua preferência. A única coisa que não pode mudar é o seu final “.xml”. Com o seu arquivo pronto, envie-o para o seu servidor. O link gerado (HTTP://urldoseusite.com/feedpodcast.xml) deve ser usado como feed para o iTunes. Para baixar um modelo completo do feed, clique aqui.

2) Enviando o podcast para o iTunes

Agora que seu podcast está hospedado no seu servidor e um feed especial para ele foi criado, chegou a hora de enviá-lo para a iTunes Store. Para isso, é necessário que você tenha o iTunes instalado no seu computador e ter uma conta ativa da App Store. Sem isso, não é possível colocar o podcast para avaliação. Para baixar o iTunes, clique no botão abaixo.

A primeira coisa que você deve fazer é abrir o iTunes. Clique em “iTunes Store” para acessar a loja. Com ela aberta, clique em “Podcasts”.  Na coluna à direita, clique em “Enviar um podcast”.

Adicione a url do feed criado e prossiga com os passos de inclusão. Caso tenha dado tudo certo, uma página de resumo deve ser exibida logo depois de enviar a URL do seu material. O que você pode fazer, então, termina aqui.

Todos os envios de novos podcasts são analisados antes de fazer parte do diretório do iTunes. Pode demorar até uma semana para que ele apareça na busca do diretório, sendo que a imagem que você selecionou para ilustrar o seu podcast pode demorar um pouco mais.

Agora, é colocar as mãos na massa e espalhar o seu podcast pelo mundo.

Cupons de desconto TecMundo: