Perfis de várias personalidades principalmente do campo da política não estavam aparecendo no campo de buscas do Instagram nesta quarta-feira (10). A questão gerou reclamação e pessoas chegaram a acusar a rede social de censura. A rede social explicou que a questão foi causada por um problema técnico e que tudo já foi corrigido.
Além de políticos profissionais, contas relacionadas a temas sociais também reclamaram de ter sofrido um possível “shadowban”. O termo refere-se a uma punição aplicada pelas redes sociais que acaba reduzindo o alcance de determinados usuários que supostamente violaram alguma regra da plataforma.
Nossos vídeos em destaque
Daniela Brum, do perfil @feminiismo, foi uma das pessoas que falou sobre o assunto. Em vídeo publicado no próprio Instagram, ela disse que a situação é “muito grave” e que o problema estaria afetando perfis de progressistas.
“A Meta simplesmente tirou a opção de você buscar esses perfis e de você encontrar [na busca]. Na prática, o conteúdo desses perfis não chega de forma tão orgânica para vocês e não são encontrados”, pontuou.
A ex-deputada federal Manuela d’Ávila também abordou o caso. Em seus perfis, ela chamou a situação de “escândalo” e falou que além de não aparecer nas buscas, os perfis afetados não podem ser marcados em publicação.
“Isso é interferência direta nas eleições e no processo de luta democrática brasileira. A Meta já havia pressionado com outras empresas para que o Brasil não regule as redes [sociais]”, acusou.
Perfis que sumiram
Em testes realizados pela reportagem foi possível verificar que vários perfis ligados de alguma forma ao debate político não apareciam na busca. Dentre esses casos estão até a conta do presidente Lula (PT) e da deputada federal Erika Hilton (PSOL).
Contudo, a reportagem identificou que não apenas perfis ligados à esquerda foram afetados. Contas de personalidades mais à direita como a do deputado federal Kim Kataguiri (União), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e da deputada Carla Zambelli (PL) também não apareciam nas buscas.
Durante a produção dessa matéria, alguns perfis voltaram a aparecer nas bucas, como o da deputada Érika Hilton.
Outro lado
O TecMundo entrou em contato com a Meta para verificar uma resposta sobre a situação. A big tech explicou que a causa da situação foi um “problema técnico” e que a questão já havia sido resolvida. Confira, a seguir, a resposta na íntegra empresa dona do Instagram.
“Estamos cientes de que um problema técnico ocorrido hoje mais cedo afetou a capacidade das pessoas de buscar por contas no Instagram. O problema já foi resolvido e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado”.
)
)
)
)
)
)
)