Ciência

Rochas vulcânicas sugerem que interior da Terra está cheio de ouro; entenda

Em um estudo, um grupo de pesquisadores encontrou ouro ao investigar o processo pelo qual metais preciosos "sobem" do núcleo e começam a vazar para o manto terrestre.

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

28/05/2025, às 15:30

Um grupo de cientistas da Universidade de Göttingen, na Alemanha, encontrou traços do metal precioso rutênio (Ru) em amostras de rochas vulcânicas coletadas no Havaí. Isso sugere que ele veio do interior da Terra, uma região abundante em ouro.

Eles identificaram um sinal químico, sugerindo que esse metal pode atravessar o manto e chegar até as rochas vulcânicas na superfície. A ciência sabe que no núcleo da Terra, o rutênio pode ser encontrado com ouro e outros materiais preciosos. Inclusive, maior parte do ouro terrestre está no interior do planeta, há cerca de três mil quilômetros abaixo da superfície.

Em um comunicado oficial, os cientistas explicam que 99,999% de todo o ouro terrestre está confinado no núcleo metálico da Terra. Isso está muito fora do alcance da humanidade, já que seria impossível perfurar três mil km abaixo da superfície.

Por exemplo, o Poço Superprofundo de Kola, na Rússia, é considerado o buraco mais profundo já perfurado pela humanidade, com uma profundidade de apenas 12,2 km. A tecnologia atual simplesmente não permite maiores profundidades devido à alta temperatura e pressões extremas.

“Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos que tínhamos literalmente encontrado ouro! Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre acima”, explica o professor e pesquisador do Departamento de Geoquímica da Universidade de Göttingen, Dr. Nils Messling.

O ouro é um material relativamente raro na Terra que foi amplamente valorizado ao longo da história, sendo utilizado como moeda e símbolo de riqueza em diversas civilizações. Hoje, além de ser usado em joias, continua sendo uma importante reserva de valor — os Estados Unidos possuem a maior reserva oficial de ouro do mundo.

Por ser um metal quimicamente nobre e resistente à oxidação, ele é utilizado em diversas aplicações. Isso inclui desde a fabricação de componentes eletrônicos até a alta gastronomia, onde é usado em forma de folhas ou pó de ouro comestível.

De onde vem o ouro?

Os cientistas encontraram um isótopo específico de rutênio, o 100Ru, em rochas vulcânicas; foi detectada uma quantidade muito maior do que o normalmente observado. Eles explicam que essa grande concentração só pode ser explicada pelo fato de que o material provavelmente subiu do núcleo e atravessou o manto do planeta.

A pesquisa destaca que, até então, não era possível detectar pequenas diferenças nas quantidades de rutênio (Ru). Contudo, uma nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Göttingen permitiu que eles conseguissem identificar o 100Ru nas amostras vulcânicas.

a-fotografia-apresenta-pepitas-de-ouro
os cientistas também podem produzir ouro em laboratório por meio de reações nucleares, mas esse processo é tão caro que simplesmente não compensa; é mais econômico minerar ouro. (Fonte: Getty Images)

Os autores sugerem que isso pode ser um indício de que parte do ouro e de outros metais preciosos utilizados pela humanidade pode ter sido ejetada do núcleo da Terra. Afinal, se o Rutênio está vazando para a superfície do planeta, talvez o ouro e outros metais também estejam escapando dessa forma.

“Nossas descobertas não apenas mostram que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se supunha anteriormente. Agora também podemos provar que enormes volumes de material superaquecido do manto se originam na fronteira núcleo-manto e sobem para a superfície da Terra para formar ilhas oceânicas como o Havaí”, disse outro autor e professor de Göttingen, Matthias Willbold.

O ouro pode ser encontrado em diversas regiões do planeta e, apesar de ter uma alta quantidade em seu núcleo, o metal não parece ser de origem terrestre. Quer saber mais? Entenda de onde vem todo o ouro da Terra. Até a próxima!



Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.