O que é a hipótese da “Floresta Negra”? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: O que é a hipótese da “Floresta Negra”? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Há algum tempo, o tema extraterrestre se tornou um dos assuntos mais comentados entre conspiracionistas e cientistas mais céticos; enquanto alguns acham que eles estão chegando, outros acham que eles não existem. Mas há também quem acredite que a resposta é muito mais complicada do que apenas 'existe ou não existe', talvez a vida alienígena seja um grande dilema até para os próprios E.Ts.

Em 1950, o físico italiano Enrico Fermi comentou sobre uma teoria chamada Paradoxo de Fermi. O paradoxo aponta que a existência de extraterrestres no universo é uma contradição, afinal, se a humanidade já possui tanta tecnologia e vive em sociedade há tanto tempo, por que ainda não encontramos nenhum tipo de vida fora da Terra até agora? Ninguém sabe.

É importante destacar que o Paradoxo de Fermi é apenas uma das teorias sobre o porquê a humanidade não encontrou nenhum ser alienígena, mesmo com tantos telescópios e missões espaciais. Por exemplo, a hipótese da Floresta Negra sugere que isso pode ocorrer por um motivo muito mais sombrio do que poderíamos imaginar, talvez até mais assombroso do que a ideia de estarmos completamente sozinhos no universo.

Continuamos sem saber se os alienígenas realmente existem, mas a Floresta Negra propõe que eles estão se escondendo da humanidade. Para explicar um pouco mais sobre o assunto, o TecMundo reuniu informações de especialistas na área.

O que é a Floresta Negra?

A Hipótese da Floresta Negra foi citada pela primeira vez na trilogia de livros de ficção científica do autor Liu Cixin, mais especificamente no segundo livro, chamado 'A Floresta Negra' — a trilogia é chamada Problema dos Três Corpos. Nele, o escritor sugere que talvez a razão pela qual ainda não encontramos nenhum extraterrestre, seja porque eles estão se escondendo da humanidade.

Durante a história contada no livro, um professor de sociologia, um ex-astrônomo e a mãe de um personagem morto discutem sobre essa possibilidade. Segundo o professor, as possíveis sociedades com vida inteligente sempre se esforçarão para se manterem vivas e, infelizmente, não há como saber se elas são benevolentes ou têm intenções de exterminar outros seres.

Se realmente existem extraterrestres, por que a humanidade ainda não os encontrou? A Hipótese da Floresta Negra pode responder essa questão.Se realmente existem extraterrestres, por que a humanidade ainda não os encontrou? A Hipótese da Floresta Negra pode responder essa questão.Fonte:  Getty Images 

Mesmo no caso de uma civilização não hostil, o universo oferece recursos limitados e isso poderia causar conflitos com outras sociedades que necessitam desses recursos. Por conta dessas possibilidades hostis, o livro propõe que todas as civilizações inteligentes possam seguir o caminho mais seguro para garantir sua sobrevivência.

Isso significa que qualquer outro tipo de vida inteligente pode representar um perigo real e, por isso, eles devem eliminá-las. Mas isso não quer dizer que todos os extraterrestres realizaram guerras uns entre os outros e se exterminaram, até porque a humanidade ainda continua aqui. Talvez, todos eles estejam escondidos.

“O universo é uma floresta escura. Cada civilização é um caçador armado espreitando entre as árvores como um fantasma, afastando delicadamente os galhos que bloqueiam o caminho e tentando pisar sem fazer barulho. Até a respiração é feita com cuidado. O caçador precisa ser cauteloso, pois em toda a floresta existem caçadores furtivos como ele. Se ele encontrar outra forma de vida — seja outro caçador, um anjo ou um demônio, uma criança delicada ou um velho cambaleante, uma fada ou um semideus — só há uma coisa que ele pode fazer: abrir fogo e eliminá-los.”, é descrito em uma passagem do livro.

Explicação para o Paradoxo de Fermi

A hipótese da Floresta Negra explica que, se realmente existirem diversas civilizações alienígenas com a missão de exterminar seus possíveis inimigos, é possível que outros tipos de vida inteligente estejam se escondendo para não serem notados e, assim, evitar serem eliminados. Em outras palavras, a teoria sugere que talvez existam diversos tipos de alienígenas presente no universo, mas que todos estariam se escondendo por medo.

Proponho realizarmos um experimento mental para compreendermos um pouco mais sobre o assunto. Imagine que você está em uma floresta totalmente escura e cheia de perigos, mas ouve um barulho vindo de algum lugar dessa floresta. Provavelmente, você não iria verificar o que é o barulho por medo de ser um perigo real.

Neste caso, a floresta negra seria o universo, e o barulho seria causado por outro tipo de vida inteligente. Portanto, o mais 'correto' a se fazer seria permanecer escondido na floresta para evitar qualquer situação perigosa que poderia exterminar a sua civilização.

A mensagem de Arecibo é apenas um dos exemplos de que estamos fazendo o total contrário do que propõe a Hipótese da Floresta Negra; em 1974, os astrônomos e cientistas planetários Frank Drake e Carl Sagan participaram do programa de Arecibo para transmitir uma mensagem a uma possível civilização extraterrestre. Enviada por meio de um sinal de rádio, a transmissão descrevia algumas informações importantes sobre a Terra e a humanidade, incluindo o endereço do planeta, dados sobre o DNA humano e outros detalhes.

"Nesta floresta, o inferno são as outras pessoas. Uma ameaça eterna de que qualquer vida que exponha a sua própria existência será rapidamente exterminada. Esta é a imagem da civilização cósmica. É a explicação para o Paradoxo de Fermi", o livro descreve.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades sobre vida fora da Terra aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender o que o sinal Wow tem a ver com extraterrestres.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.