Por que não detectamos nenhum sinal alienígena? Estudo explica motivo; veja

Imagem de: Por que não detectamos nenhum sinal alienígena? Estudo explica motivo; veja
Imagem: GettyImages

Um pesquisador do laboratório de biofísica e estatística da universidade École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, publicou um estudo que explica o motivo de a humanidade ainda não ter entrado em contato com os temidos alienígenas.

Atualmente, existem diversos projetos e organizações internacionais que tentam entrar em comunicação com os extraterrestres, como o SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), ao buscar sinais de rádio de baixa frequência que supostamente estariam sendo enviados por vida inteligente no espaço.

Infelizmente, mesmo com todos os esforços de cientistas em todo o mundo, ainda não aconteceu nenhum contato com os extraterrestres. Segundo o autor do estudo e biofísico Claudio Grimaldi, o espaço é muito vasto e estamos procurando por registros de alienígenas há apenas 60 anos, então, ainda há muito mais para procurar.

O biofísico também destaca que provavelmente não existem transmissões alienígenas suficientes que estejam no caminho da Terra, por isso, diz que talvez os humanos não tenham tido sorte de detectar sinais eletromagnéticos de outras civilizações.

Para alguns cientistas, a Terra estaria sendo bombardeada por sinais de transmissões alienígenas, contudo, a nossa tecnologia ainda não estaria avançada para captar esses sinais. Apesar disso, Grimaldi diz que não concorda com a teoria e, na verdade, ele acredita que apenas não tivemos a sorte de encontrar um sinal no espaço — provavelmente, não existem muitos sinais que estejam no caminho do nosso planeta.

Até hoje, o sinal mais forte de possível origem alienígena é conhecido como sinal Wow!, detectado pelo SETI.Até hoje, o sinal mais forte de possível origem alienígena é conhecido como sinal Wow!, detectado pelo SETI.Fonte:  Getty Images

"Talvez não tenhamos tido sorte ao descobrirmos como usar os radiotelescópios no momento em que cruzávamos uma porção do espaço na qual os sinais eletromagnéticos de outras civilizações estavam ausentes. Para mim, essa hipótese parece menos extrema do que supor que somos constantemente bombardeados por sinais de todos os lados, mas, por algum motivo, somos incapazes de detectá-los”, disse Grimaldi.

A solução para a busca por alienígenas

Publicado na revista científica The Astronomical Journal, o estudo explica que o melhor caminho para buscar por sinais de vida extraterrestre é procurar por possíveis sinais coletados por telescópios usados em outras missões espaciais, e deixar de usar os telescópios para buscar especificamente por comunicações alienígenas. Ou seja, os pesquisadores usariam dados de outros estudos para detectar sinais de rádio em outras regiões do espaço.

O cientista acredita que a Terra esteja em um local que não recebe as transmissões alienígenas, como é explicado na imagem acima.O cientista acredita que a Terra esteja em um local que não recebe as transmissões alienígenas, como é explicado na imagem acima.Fonte:  The Astronomical Journal/Grimaldi

Grimaldi acredita que deve demorar pelo menos 60 anos para a humanidade conseguir detectar uma transmissão extraterrestre real. De qualquer forma, isso só aconteceria se um radiotelescópio estivesse sendo apontado na direção certa.

“A Terra pode simplesmente estar em uma bolha que por acaso é desprovida de ondas de rádio emitidas pela vida extraterrestre. Por isso, a melhor estratégia pode ser adotar a abordagem anterior da comunidade SETI de usar dados de outros estudos astrofísicos”, completa Grimaldi.