O que o sinal Wow tem a ver com extraterrestres? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: O que o sinal Wow tem a ver com extraterrestres? A ciência responde!
Imagem: GettyImages

A busca por extraterrestres é algo presente na humanidade desde que a tecnologia se tornou mais difundida na ciência, afinal, a detecção de vida alienígena seria considerada uma descoberta importantíssima para a sociedade humana. Em meados de 1977, uma equipe de cientistas do Instituto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) detectou um sinal que muitos cientistas pensavam ser de uma civilização alienígena, nomeado de Sinal Wow.

Após mais um dia de trabalho, em 15 de agosto de 1977, o astrônomo Jerry Ehman começou a revisar os dados mais recentes coletados pelo radiotelescópio Big Ear Radio Observatory, nos Estados Unidos.

Ao analisar uma suposta anomalia nos dados, ele encontrou um sinal com evidências de possível origem extraterrestre. Foi exatamente nesse momento que ele circulou os dados com uma caneta e escreveu 'Wow'; assim, o sinal recebeu seu nome.

"Aquele foi o E.T. ou não foi o E.T.? Ninguém sabe. Ninguém jamais encontrou outra explicação para o que aquilo poderia ter sido. É como ouvir correntes tilintando no seu sótão e pensar 'Meu Deus, fantasmas são reais.' Mas depois você nunca mais as ouve, então o que você pensa?", disse o astrônomo sênior do Instituto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), Seth Shostak, em mensagem ao site Astronomy.

Para explicar um pouco mais o que é o sinal Wow e qual é sua relação com extraterrestres, o TecMundo reuniu informações de cientistas, astrônomos e especialistas da área. Confira!

Sinal Wow e extraterrestres

De acordo com informações da época, o sinal foi emitido na constelação de Sagitário e, supostamente, representava as 'marcas' que os astrônomos esperariam de uma civilização extraterrestre. Na leitura do modelo computacional utilizado na época, o sinal foi registrado como '6EQUJ5', mas ficou conhecido como Sinal Wow após o comentário de Ehman.

A sequência de sinais coletados pelo radiotelescópio Big Ear durou aproximadamente 72 segundos, contudo, nunca mais foi detectado após a emissão em 1977. Até hoje, ele é considerado como o melhor candidato para um possível sinal emitido por algum tipo de tecnologia extraterrestre. Infelizmente, após diversas tentativas de encontrá-lo novamente, os cientistas retornaram suas pesquisas de 'mãos vazias'.

A descrição '6EQUJ5' não é nenhum tipo de código, na realidade, é um registro da intensidade do Sinal Wow; ele foi até 30 vezes mais alto que o ruído de fundo detectado pelo radiotelescópio e possui todas as características de um sinal extraterrestre.

Apesar das características semelhantes a uma suposta mensagem extraterrestre, o Sinal Wow continua sendo um mistério para a ciência.Apesar das características semelhantes a uma suposta mensagem extraterrestre, o Sinal Wow continua sendo um mistério para a ciência.Fonte:  Getty Images 

"O que torna o sinal Wow! tão interessante para os investigadores do SETI é que ele se encaixa no perfil do que eles esperam que seja um sinal de ET. Sua frequência de aproximadamente 1420 megahertz está na ‘janela da água’, um local silencioso muito próximo à frequência de ressonância do hidrogênio neutro e se estendendo até a frequência da água. Os pesquisadores do SETI acreditam que essa frequência seria lógica para um ET transmitir. A intensidade e a duração do sinal Wow! também coincidiram exatamente com o que uma fonte pontual extraterrestre pareceria ao ser recebida pelo Big Ear", descreve a Houston Astronomical Society em uma publicação.

Conforme os físicos Philip Morrison e Giuseppe Cocconi, possivelmente, uma civilização alienígena poderia enviar sinais de rádio para a Terra por meio da frequência de 1420 mega-hertz, emitida naturalmente pelo elemento mais comum do universo: o hidrogênio.

A intensidade e frequência do Sinal Wow são condizentes com as características mencionadas, por isso, continua sendo um mistério para a comunidade científica. Enquanto alguns acreditam que ele foi realmente enviado por extraterrestres, outros afirmam que a resposta para este mistério está em fontes naturais do universo.

O que é o Sinal Wow?

Os dados coletados que deram a origem ao sinal Wow. Os dados coletados que deram a origem ao sinal Wow. Fonte:  Big Ear Radio Observatory and North American AstroPhysical Observatory (NAAPO) 

Aproximadamente 47 anos após o evento que deu origem ao assunto, dezenas de cientistas sugerem que o sinal pode ter sido causado por diferentes fontes naturais, como cometas e nuvens de hidrogênio próximas da constelação de Sagitário. No entanto, é possível que o sinal permaneça como um grande mistério para sempre, a menos que seja detectado novamente pelo SETI ou por outras instituições astronômicas.

Um estudo publicado na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, uma equipe de cientistas utilizou diferentes telescópios para analisar a região onde o sinal foi emitido, mas não conseguiu encontrar nenhuma evidência de que exista uma civilização extraterrestre na constelação de Sagitário. Segundo Shostak, trata-se de um tema muito mais relevante para o público do que para os astrônomos em si, pois não há nenhuma evidência de que seja realmente uma mensagem de seres alienígenas.

O astrônomo Antonio Paris sugeriu em 2017, que a frequência pode ter sido realizada por meio do cometa 266P/Christensen, que estava na posição certa quando o sinal foi captado em 1977. Em 2022, um artigo científico considerou que o Sinal Wow foi emitido por uma estrela semelhante ao Sol, conhecida como 2MASS 19281982-2640123. A verdade é que ainda não sabemos do que se trata, mas muitos cientistas e entusiastas continuam a apoiar a teoria de uma mensagem extraterrestre.

"Como o hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, há uma boa lógica em adivinhar que uma civilização inteligente dentro de nossa galáxia, a Via Láctea, desejosa de atrair atenção para si mesma, poderia transmitir um forte sinal de farol de banda estreita na frequência da linha neutra de hidrogênio ou próximo a ela", Jerry Ehman escreveu uma mensagem no aniversário de 30 anos da detecção do Sinal Wow.

Fique sempre por dentro de mais curiosidades da astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para conhecer, o software desenvolvido por cientistas que é capaz de captar ‘sinal alienígena’.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.