Saiba por que o Hidrogênio Verde é apontado como o futuro da geração de energia

2 min de leitura
Imagem de: Saiba por que o Hidrogênio Verde é apontado como o futuro da geração de energia
Imagem: Getty Images

Uma das principais agendas da 28ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu em Dubai durante os dias 30 de novembro à 12 de dezembro, foi sobre a necessidade de uma transição energética, dando destaque ao hidrogênio verde.

O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes na Terra e tem se mostrado uma excelente alternativa para substituição de combustíveis fósseis, no entanto, a forma de extração ou separação desse elemento possui diferenças.

Você sabia que existe uma classificação de cores para o hidrogênio utilizado como combustível?Você sabia que existe uma classificação de cores para o hidrogênio utilizado como combustível?Fonte:  Getty Images 

Transição energética

Desde o Acordo de Paris assinado em 2015, os países têm pensado e desenvolvido alternativas para diminuição dos gases do efeito estufa, visando conter os impactos do aquecimento global.

Muito do que se tem discutido são as maneiras e alternativas para que uma transição energética possa ocorrer de forma sustentável, sem que o mercado e a economia sofram grandes impactos.

Ainda existem muitos setores industriais dependentes de combustíveis fósseis e de difícil manejo e transição. Por isso, as estratégias têm sido cuidadosamente pensadas, apesar de, infelizmente, não estarem sendo desenvolvidas com rapidez suficiente para atingir os objetivos de emissão zero de carbono até o ano de 2030.

Apesar de todas as vantagens na utilização do hidrogênio, sua produção, armazenamento e transporte ainda são um desafio.Apesar de todas as vantagens na utilização do hidrogênio, sua produção, armazenamento e transporte ainda são um desafio.Fonte:  Getty Images 

Hidrogênio verde e o futuro da energia

A utilização do hidrogênio (H2) como substituto de combustíveis e na produção de energia não é exatamente uma novidade. No entanto, o hidrogênio verde parece ser uma alternativa promissora para o futuro energético do mundo.

O H2 é obtido através do processo de eletrólise da água. Uma molécula de água é formada por hidrogênio e oxigênio, quando é exposta a uma corrente elétrica tem a ligação entre esses dois elementos rompida. Em um tanque há dois coletores que captam essas moléculas divididas, armazenando o H2 e o Oxigênio em locais separados.

Existem outras maneiras de isolar o hidrogênio, porém, isso irá depender de sua fonte de origem.Existem outras maneiras de isolar o hidrogênio, porém, isso irá depender de sua fonte de origem.Fonte:  Getty Images 

O hidrogênio verde recebe esse nome devido a sua extração não utilizar nenhuma fonte de combustível fóssil, sendo assim, não há produção de carbono no processo.  Há inclusive uma escala de classificação de cores para o hidrogênio, podendo ser considerado cinza quando é obtido pela queima do gás natural, rosa quando obtido de fontes de energia nuclear, entre outros.

As demais classificações de hidrogênio, apesar de serem consideradas boas fontes de energia, com médio e baixo impacto ambiental, ainda envolvem a produção de COpara sua obtenção. Por isso, há urgência no aprimoramento de tecnologia e criação de infraestrutura para o avanço na obtenção do hidrogênio verde, tornando seu processo mais eficiente em todas as etapas.

Durante a COP28, 37 países, incluindo o Brasil, assinaram acordo de implementação de estratégias visando o desenvolvimento de tecnologia para obtenção, armazenamento e transporte desse elemento, que pode ser o futuro energético do mundo.

Quer saber mais sobre os avanços tecnológicos do Brasil nessa área? Então, descubra onde o hidrogênio verde é produzido no Brasil. Para mais notícias sobre meio ambiente e tecnologias limpas, continue acompanhando o TecMundo!



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.