Câmera de 360 graus já capturou imagens incríveis no espaço; veja o vídeo!

2 min de leitura
Imagem de: Câmera de 360 graus já capturou imagens incríveis no espaço; veja o vídeo!
Imagem: Getty Images

Recentemente, a companhia chinesa Insta360 enviou duas câmeras até a órbita baixa da Terra para fotografar incríveis imagens do nosso planeta em 360 graus. Nomeadas de Insta360 One X2, as câmeras também podem capturar fotografias incríveis das estrelas e da Via Láctea; segundo a empresa, o projeto é uma inovação mundial.

As câmeras foram enviadas a bordo de um satélite no dia 16 de janeiro de 2023 e conseguiram confrontar diversos problemas, como temperaturas extremas, choques, vibrações e radiação cósmica. Apesar dos maus funcionamentos devido às condições climáticas extremas do espaço, a Insta360 modificou as câmeras para que elas pudessem sobreviver e, assim, capturar todas as belezas espaciais.

Antes de enviá-las, a equipe de desenvolvimento fez testes a bordo de um balão meteorológico, a aproximadamente 26 quilômetros na estratosfera, onde as máquinas suportaram temperaturas entre -70 a 50 graus Celsius. De acordo com a companhia, trata-se da primeira câmera de ação com funcionalidade de 360 graus totalmente exposta no espaço; por isso, foi capaz de capturar imagens incríveis da Terra.

“Controle terrestre para Insta360. Em um satélite flutuando a 500 km no espaço exterior, duas câmeras Insta360 X2 orbitam a Terra capturando imagens em 360 graus das estrelas e do nosso planeta. Lançadas em 16 de janeiro de 2023, a Insta360 ousa pensar de maneira mais audaciosa do que nunca”, a Insta360 publicou em mensagem no X (antigo Twitter).

Fotos do espaço em 360 graus

Para construir as câmeras ultra-resistentes, a Insta360 fechou uma parceria com as companhias Media Storm e Spacety, assim, a equipe responsável realizou adaptações nas lentes, placas mães e na estrutura das máquinas — por exemplo, eles as equiparam com folhas de ouro para servir como um tipo de escudo contra a radiação. O satélite na qual as câmeras foram acopladas deverá funcionar até meados de 2026; após esse período, ele sairá da órbita da Terra e será 'evaporado' durante a reentrada no planeta.

As câmeras Insta360 One X2 continuarão a orbitar a Terra e capturar fotografias do espaço até 2026.As câmeras Insta360 One X2 continuarão a orbitar a Terra e capturar fotografias do espaço até 2026.Fonte:  Insta360 

As primeiras imagens divulgadas pela Insta360 apresentam visuais incríveis da Terra, mas a companhia também afirma que planeja fotografar a Via Láctea. As câmeras de 360 graus completam a órbita da Terra a cada 90 minutos e oferecem fotos e vídeos em qualidade de até 5,7K. Conforme a empresa explica, as máquinas podem ser adquiridas pelo público geral por aproximadamente US$ 300 (cerca de R$ 1.470 na cotação atual).

"O projeto depende de trabalho árduo, mas também de uma boa dose de sorte. O espaço pode ser imprevisível, e não há hardware ou software de backup caso a câmera enfrente algum problema. Felizmente, ambas as câmeras e seus sensores ainda estão totalmente funcionais e proporcionam uma visão incrível do espaço sideral. Esta é a primeira vez que uma câmera de ação 360 alcança o espaço, abrindo novos horizontes para a Insta360”, a companhia descreve em comunicado oficial.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras curiosidades da ciência e tecnologia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir o que aconteceria com os seres vivos se a Terra girasse mais rápido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.