Cientistas encontram oxigênio atômico no lado diurno de Vênus

Imagem de: Cientistas encontram oxigênio atômico no lado diurno de Vênus
Imagem: Getty Images

Átomos de oxigênio foram encontrados pela primeira vez no lado diurno da atmosfera de Vênus. Anteriormente, já era conhecida a existência de oxigênio no lado noturno do planeta, mas não se sabia exatamente o quão abundante era.

Vários modelos teóricos já previam a existência do elemento em toda a atmosfera de Vênus, mas até então era impossível afirmar que ele estava presente também do lado diurno. Dessa forma, a descoberta sugere que há uma dispersão maior de oxigênio atômico no planeta do que parecia.

O estudo foi realizado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), e foi capaz de encontrar os átomos pairando sobre as nuvens tóxicas do planeta. Um fato importante é que esses elementos estão dissociados de outras moléculas, já que o oxigênio já havia sido encontrado dentro de outras estruturas moleculares.

Estudo encontrou oxigênio atômico sobre as nuvens tóxicas na atmosfera diurna de Vênus.Estudo encontrou oxigênio atômico sobre as nuvens tóxicas na atmosfera diurna de Vênus.Fonte:  Getty Images

Diferentemente de outros métodos utilizados anteriormente, que eram indiretos e baseados na medição da interação de outras moléculas, o agora utilizado pelos cientistas alemães conseguiu resultados mais precisos. Para isso, foi feita a detecção direta de oxigênio atômico no lado diurno e noturno de Vênus, medindo sua transição do estado fundamental.

"O oxigênio atômico concentra-se em altitudes em torno de 100 km, com densidade máxima de coluna no lado diurno, onde é gerado pela fotólise de dióxido de carbono e monóxido de carbono. Este método permite investigações detalhadas da atmosfera venusiana em apoio a futuras missões espaciais a Vênus", diz o artigo publicado na revista Nature.

O que é o oxigênio atômico?

O oxigênio atômico não é como aquele que nós respiramos, como você pode estar imaginando. Este é uma molécula, O², sendo o resultado da união entre dois átomos. O oxigênio em questão está sozinho, e não faz parte de nenhuma outra estrutura.

Isso costuma ser um estado temporário, já que o oxigênio atômico é altamente reativo e tende a se juntar facilmente a outros elementos, formando uma molécula. Aqui na Terra, eles são abundantes em altitudes extremas, como na mesosfera e na parte inferior da termosfera, sendo resultado da quebra de O² pelos fótons solares.

Os cientistas acreditam que ocorre um processo similar na atmosfera de Vênus. No caso do nosso vizinho, sua atmosfera é formada majoritariamente de CO², também conhecido como dióxido de carbono.

Quando os fótons solares penetram na atmosfera do planeta, há a quebra da molécula em monóxido de carbono (CO) e em oxigênio atômico. Porém, esse estado costuma ser temporário, e esses elementos se recombinam no lado noturno de Vênus. Esse fenômeno é responsável pelo brilho característico do planeta.

Gostou deste conteúdo? Você pode continuar aprendendo mais sobre o nosso universo, aqui no TecMundo! Aproveite para descobrir se o Telescópio James Webb consegue diferenciar exoTerras de exoVênus.