Espaçonave russa Luna-25 cai e missão na Lua acaba em fracasso

2 min de leitura
Imagem de: Espaçonave russa Luna-25 cai e missão na Lua acaba em fracasso
Imagem: Getty Images

A Luna-25, uma espaçonave russa não tripulada, caiu na Lua no sábado (19), após “mudar para uma órbita fora do projeto” durante as manobras pré-pouso, segundo a agência espacial russa Roscosmos. O objetivo da sonda, lançada do espaçoporto Vostochny no dia 10, era estabelecer uma órbita circular ao redor do polo sul do satélite natural da Terra, onde pousaria nesta segunda-feira (21).

O destino tinha um motivo estratégico: foi nessa região lunar que cientistas planetários encontraram, em 2020, evidências de gelo no fundo de crateras. Isso significa que o local é o mais propício para instalação de futuras bases na Lua, pois as missões não teriam despesas para transportar água da Terra.

De acordo com Roscosmos, a comunicação com a Luna-25 foi perdida às 14h57 (8h57 no horário de Brasília) do sábado. "O aparelho entrou em uma órbita imprevisível e deixou de existir como resultado de uma colisão com a superfície da Lua", diz o comunicado oficial. Conforme a agência, uma comissão especial está investigando as causas da falha.

Uma nova corrida espacial?

A Roscosmos tentava recuperar o seu antigo prestígio na corrida espacial com a Luna-25.A Roscosmos tentava recuperar o seu antigo prestígio na corrida espacial com a Luna-25.Fonte:  Roscosmos/Vostochny Space Center 

Horas antes do acidente, a Roscosmos compartilhou algumas imagens da Lua tiradas pela câmera da Luna-25, entre elas a da cratera Zeeman. Localizada no hemisfério sul do satélite natural, a cavidade tem um diâmetro de 190 quilômetros e profundidade de oito quilômetros.

Aparentemente, a intenção da agência russa era "ganhar a corrida" contra a Organização de Pesquisa Espacial Indiana, que colocou a sonda espacial Chandrayaan-3 na órbita lunar no dia 5 de agosto, e planeja ser a primeira nação a pousar no estratégico polo sul da Lua na próxima quarta-feira (23).

Enquanto os cientistas indianos optaram por uma abordagem mais cuidadosa e constante, tentando minimizar os riscos do inédito pouso, a Roscosmos se propôs a executar a mesma jornada, porém em um quarto do tempo, tanto que o pouso estava marcado para hoje (21).

O que significa o acidente da Luna-25 para a Rússia?

O planejado pouco da Luna-25 no polo sul lunar buscava recuperar a desgastada imagem da Rússia.O planejado pouco da Luna-25 no polo sul lunar buscava recuperar a desgastada imagem da Rússia.Fonte:  GettyImages 

Aparentemente, a Luna-25 era uma tentativa da Roscosmos para resgatar o seu legado de principal participante da corrida espacial, consolidado durante a era soviética. O retorno à paisagem lunar poderia representar também uma manobra de propaganda para a Rússia, que, após quase um ano e meio de ofensiva na Ucrânia, continua isolada no cenário internacional.

Entrevistado pelo ScienceAlert, o ex-pesquisador russo Valery Yegorov sugeriu que a falha da Luna-25 estaria "ligada a problemas eletrônicos, possivelmente resultantes de sanções ocidentais".

Sucessora da Luna-24, sonda que pousou na Lua em 1976, a versão 25 possivelmente abriria caminho para novas missões russas, se bem-sucedida, em um momento no qual novos atores, como Índia e China, ensaiam suas alunissagens.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as novidades sobre a corrida espacial aqui no TecMundo e aproveite para descobrir também se é mito ou verdade, que as fases da lua pode afetar o nosso humor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.