Mito ou verdade: as fases da lua afetam o humor das pessoas?

Imagem de: Mito ou verdade: as fases da lua afetam o humor das pessoas?
Imagem: GettyImages/Reprodução

Você provavelmente já ouviu por aí que as pessoas ficam mais agitadas e violentas durante a Lua cheia ou mais "para baixo" na lunação minguante. Além do humor, há também quem acredite que mulheres grávidas têm mais chances de dar à luz na Lua cheia e que a fase lunar interfere na hora de "acertar" o corte de cabelo.

Essa crença não é recente. Durante séculos, os comportamentos humanos foram relacionados ao satélite. Na Grécia Antiga, por exemplo, o filósofo grego Aristóteles acreditava que episódios psicóticos, de loucura ou de epilepsia eram causados pela Lua. Prova disso é a origem da palavra lunação, um derivado de lunaticus, do latim, que remete a algo próximo a "alucinação".

Lua A Lua é responsável pelo movimento das marés (Reprodução/GettyImages)

A Lua realmente interfere no humor das pessoas?

Primeiramente, vale lembrar os efeitos comprovadamente científicos da Lua na Terra: o satélite é o responsável pelo movimento das marés. Isso porque a massa líquida da água é puxada para perto ou para longe da lua, dependendo da sua aproximação do planeta. O movimento lunar faz com que o mar se aproxime ou distancie da costa.

A partir disso, você pode se perguntar: se a Lua tem efeito nas marés, por que não tem nos seres humanos também, considerando que 70% do nosso corpo é composto por água? A resposta, basicamente, se resume em tamanho. O satélite atrai para si aquilo que tem maior volume — a massa dos oceanos é extremamente maior que a massa de uma pessoa.

Ainda assim, a influência da lua no humor das pessoas continua sendo alvo de estudo. Em 2008, os pesquisadores Russell Foster e Till Roenneberg, revisaram mais de 100 estudos sobre o assunto para chegar a um consenso.

Para a infelicidade dos místicos de plantão, na publicação divulgada na revista Current Biology, eles concluem que não, não há evidências convincentes de que a Lua possa afetar a biologia ou as emoções humanas.

Por outro lado, eles notaram que alguns animais de comportamentos noturnos preferem as noites de lua cheia para reproduzir. Segundo eles, a "escolha" dessas espécies teria a ver com a quantidade de luz (maior nessa fase lunar), fator que ajuda a evitar possíveis ataques de predadores.

Lua e a interferência no sono

Ainda falando sobre hábitos noturnos, algumas pessoas afirmam que sentem mais dificuldade para dormir na Lua cheia. Em 2013, pesquisadores suíços monitoraram o sono de mais de 30 voluntários e notaram que eles demoraram cinco minutos a mais para dormir na lunação, além de ficarem 30% a menos na fase profunda do sono.

Um estudo semelhante foi realizado mais tarde com 850 pessoas, em 2021. A pesquisa publicada pela revista Science of the Total Environment também reforçou que os voluntários tinham períodos de sono mais curtos que o normal em noites de Lua cheia.

A explicação para a agitação do sono nesse período, segundo os pesquisadores, seria que quanto mais próxima da Lua cheia, mais iluminado o planeta Terra fica. Os autores, no entanto, frisaram que "o estudo não consegue distinguir se a associação do sono com o ciclo lunar foi causal ou apenas correlativa".