Estudo examina vestígios da megafauna e o papel do homem em sua extinção

Imagem de: Estudo examina vestígios da megafauna e o papel do homem em sua extinção
Imagem: CULLEN TOWNSEND, NHMLAC

Em um recente estudo pioneiro, descobriu-se que a rápida mudança climática, aliada ao surgimento da civilização humana, pode ter sido responsável pela acelerada extinção de animais da era do gelo no sul da Califórnia.

Há cerca de 13.000 anos, a exuberante paisagem sul-californiana era lar de felinos dente-de-sabre, preguiças-gigantes e camelos americanos. No entanto, em um curto intervalo geológico, esses majestosos animais desapareceram, um mistério que intrigou cientistas por gerações.

Utilizando-se de vestígios esqueléticos encontrados nos La Brea Tar Pits e antigos sedimentos do Lago Elsinore, pesquisadores exploraram profundamente o histórico arqueológico da região. Estes remanescentes traçaram um panorama vívido do declínio da megafauna.

Os primeiros humanos na região, combinados ao início de um clima mais quente e seco, parecem ter coincidido neste momento crucial. De forma surpreendente, armados apenas com ferramentas básicas e em número limitado, esses seres humanos parecem ter transformado radicalmente o ambiente sul-californiano em menos de dois séculos.

Emily Lindsey, autora principal e curadora dos La Brea Tar Pits, observa: "Os incêndios, claramente provocados por humanos, coincidem exatamente com o desaparecimento súbito da megafauna."

Há 12.000 anos, La Brea havia sido transformada pelas mudanças climáticas e incêndios em um ecossistema de cerrado chaparral seco. Entre as oito espécies de megafauna rastreadas em um novo estudo, apenas coiotes (Canis latrans) permaneceram na região.Há 12.000 anos, La Brea havia sido transformada pelas mudanças climáticas e incêndios em um ecossistema de cerrado chaparral seco. Entre as oito espécies de megafauna rastreadas em um novo estudo, apenas coiotes (Canis latrans) permaneceram na região.Fonte:  CULLEN TOWNSEND, NHMLAC

A velocidade e magnitude desta antiga catástrofe ecológica ecoam os desafios ambientais contemporâneos, destacando as potenciais consequências de nosso rumo atual. Dra. Jarmila Pittermann, fisiologista vegetal, afirma: "Este estudo é um alerta enfático sobre como as mudanças climáticas podem transformar ecossistemas inteiros."

Os cientistas examinaram o colágeno preservado nos ossos, o que permitiu uma datação precisa através do radiocarbono. A análise mostrou que, após os 13.000 anos, a diversidade da megafauna sofreu um declínio pronunciado, com apenas espécies adaptáveis, como os coiotes, persistindo.

Os sedimentos do Lago Elsinore forneceram um registro detalhado dos climas anteriores. Estes revelaram um aumento na ocorrência de incêndios cerca de 13.200 anos atrás, o que sugere um crescente impacto humano e mudanças climáticas.

Entre 14.000 e 13.000 anos atrás, o planeta passou por um período naturalmente mais quente e seco, levando a vegetação a secar. No entanto, a chegada dos humanos ao sul da Califórnia adicionou uma nova variável a essa equação. Esta ação humana, somada às mudanças climáticas naturais, pode ter estabelecido as bases para um colapso ecológico.

Estas descobertas realçam a preocupação com os atuais fatores antrópicos exacerbando a crise climática. As taxas de aquecimento e impacto humano de hoje superam em muito aquelas do final do Pleistoceno. O estudo enfatiza a necessidade de aprendermos com a história para abordarmos os desafios ecológicos contemporâneos.

Mantenha-se atualizado sobre ciência e os impactos das mudanças climáticas aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber mais, sobre o lago no Canadá pode marcar o início do atual período geológico da Terra.