Google alerta moradores sobre terremoto no interior e litoral de São Paulo

1 min de leitura
Imagem de: Google alerta moradores sobre terremoto no interior e litoral de São Paulo
Imagem: Unsplash/Reprodução

O sistema de alerta de terremoto do Google disparou várias mensagens na manhã desta sexta-feira (16), notificando moradores de cidades do litoral e do interior de São Paulo sobre a ocorrência de tremores nas localidades. O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil do Estado.

“Podem ter ocorrido tremores no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 4,9 a cerca de 29,2 km de distância. Toque para saber mais”, dizia a mensagem recebida, por exemplo, pelos residentes em Miracatu. A notificação apareceu na tela dos celulares Android, deixando algumas pessoas assustadas, conforme os relatos no Twitter.

Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) indicam que o terremoto no Brasil de hoje alcançou magnitude 4,0 na escala Richter, tendo como epicentro o município de Iguape. É possível que ele tenha sido sentido em um raio de até 100 km, afetando várias outras cidades dentro desta área.

Ainda conforme a entidade, os abalos sísmicos com magnitude entre 3,5 e 5,4 geralmente não causam danos estruturais, embora sejam sentidos pela população. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não registraram chamados relacionados a este tremor de terra.

Como funciona o alerta de terremoto do Google?

Lançado em 2020, o sistema de alerta de terremotos do Android é um serviço gratuito e disponível em vários países, que notifica usuários do sistema antes que um tremor aconteça em áreas próximas. A tecnologia usa os acelerômetros dos celulares para detectar vibrações e outros sinais que indicam a possibilidade de abalo sísmico.

Segundo o Google, os celulares são programados para enviar o alerta automaticamente, com a notificação trazendo orientações sobre como proceder em caso de tremores de grande magnitude. É válido destacar que este recurso funciona apenas nos smartphones Android, não estando disponível no iPhone no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.