A bomba atômica de Oppenheimer ainda é a mais perigosa do mundo?

2 min de leitura
Imagem de: A bomba atômica de Oppenheimer ainda é a mais perigosa do mundo?
Imagem: Getty Images

Com o recente lançamento do filme que retrata a vida de Julius Robert Oppenheimer, físico que esteve à frente do projeto Manhattan, muitos questionamentos sobre sua principal criação podem retornar. A bomba atômica é uma das armas mais letais já desenvolvidas pelo homem, capaz de dizimar cidades inteiras, trazendo consequências que perduram por décadas.

A experiência Trinity, no Novo México em 1945, e as posteriores detonações oficiais no Japão, com as bombas "Little Boy" e "Fat Man", ainda suscitam lembranças de terror, tanto pela ameaça crescente de um novo evento, quanto pelas consequências da radiação espalhada por esses territórios.

A experiência Trinity deu o start na Era Atômica.A experiência Trinity deu o start na Era Atômica.Fonte:  Getty Images 

Se a tecnologia desenvolvida pela equipe científica do projeto Manhanttan já era destruidora, as armas atômicas atuais as superaram em dezenas de milhares de vezes. Sendo assim, a bomba de Oppenheimer não permanece sendo a mais destruidora, no entanto, a tecnologia desenvolvida por ele e seus companheiros, ainda é.

90 segundos para meia-noite

O relógio do juízo final aponta 90 segundos para meia-noite. "Doomsday Clock" é um relógio simbólico, apresentado em 1947 pelo comitê da organização do Boletim dos Cientistas Atômicos. O ponteiro se movimenta para mais próximo da meia-noite, conforme aumenta a ameaça de uma guerra nuclear. Estamos na menor marca da história.

Os ponteiros se aproximam das 0 horas, conforme aumenta a ameaça de uma guerra nuclear.Os ponteiros se aproximam das 0 horas, conforme aumenta a ameaça de uma guerra nuclear.Fonte:  GettyImages 

A invasão da Ucrânia pela Rússia, além das relações conturbadas entre os países com armamento atômico, tem gerado alerta e preocupação sobre  estopim de uma guerra nuclear.

Apesar do tratado de não proliferação de armas nucleares, e o decréscimo de armamento disponível ao longo dos anos, o mundo ainda conta com mais de 12 mil ogivas atômicas operacionais.

Somente os Estados Unidos tem potencial armado equivalente a mais de 57 mil bombas iguais a "Little Boy".Somente os Estados Unidos tem potencial armado equivalente a mais de 57 mil bombas iguais a "Little Boy".Fonte:  Getty Images 

Com o lançamento do filme sobre Oppenheimer, questionamentos sobre os custos da vida e da guerra podem retornar. O que seria bem-vindo, levando-se em consideração o momento histórico que estamos vivenciando.

Pois mesmo após quase 80 anos do seu desenvolvimento, as bombas atômicas continuam sendo uma das armas mais letais já criadas, e seu uso pode trazer consequências irreparáveis para a humanidade.

Infelizmente, o total desaparecimento desse armamento não é algo simples, sequer rápido ou possível, no entanto, as discussões sobre o futuro atômico do mundo são necessárias e urgentes.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para ler, Oppenheimer: o que você precisa saber antes de assistir ao filme.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.