Oppenheimer: o que aconteceu com o físico após o Projeto Manhattan? Entenda o final do filme

Imagem de: Oppenheimer: o que aconteceu com o físico após o Projeto Manhattan? Entenda o final do filme
Imagem: DIvulgação/Universal Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após muita espera dos fãs, o filme Oppenheimer finalmente chegou aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (20). Com uma ótima recepção da crítica, a nova produção de Christopher Nolan conta a história do Projeto Manhattan, plano secreto dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para construir a primeira bomba nuclear.

Trazendo os bastidores políticos do projeto, o longa apresenta vários nomes importantes na criação da bomba, incluindo Albert Einsten (Tom Conti), Leslie Groves (Matt Damon) e, claro, Robert Oppenheimer (Cillian Murphy).

Se você já assistiu ao filme, deve ter percebido que a produção é recheada de detalhes importantes para a história. Mas se você se perdeu em alguma parte da trama, não se preocupe. Confira abaixo a explicação do final de Oppenheimer!

Oppenheimer Divulgação/Universal Pictures

O que aconteceu com Oppenheimer após o Projeto Manhattan?

Com o sucesso do teste Trinity, que testava a eficácia da arma nuclear em solo americano, o governo Estados Unidos lançou as bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Como resultado, o país se rendeu e mais de 140 mil pessoas morreram nos ataques, além das incontáveis vítimas dos efeitos da radiação.

Vendo o enorme poder letal da sua invenção, o cientista presidiu um comitê da Comissão para a Energia Atômica, grupo de fiscalização das atividades nucleares dentro e fora dos EUA.

Na época, Oppenheimer passou a questionar publicamente o uso da arma nuclear e o desenvolvimento de outras bombas, como a de hidrogênio, proposta pelo seu colega físico Edward Teller (interpretado por Benny Safdie). A arma de hidrogênio, segundo ele, seria ainda mais poderosa e letal do que a criações anteriores.

Ao pedir por maior controle das pesquisas envolvendo armas nucleares e após contrariar a sugestão da bomba de hidrogênio, Robert Oppenheimer começou a chamar atenção negativamente do governo americano. Logo ele passou a ser rotulado como comunista, o que levou a uma investigação do cientista por possível traição da pátria. Apesar de simpatizar com as ideias progressistas da ideologia, o físico nunca foi membro do Partido Comunista.

Em decorrência das suas falas contrárias à pesquisa nuclear e por suas "ligações" com ideias comunistas, Oppenheimer acabou perdendo a credencial de segurança e qualquer conexão com o governo dos EUA.

Oppenheimer Divulgação/Universal Pictures

Lewis Strauss é o "vilão"?

Lewis Strauss, interpretado por Robert Downey Jr.,é apresentado no filme como o membro da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos (AEC). Como foi mostrado no longa, o oficial foi um nome importante nas audiências que revogaram a habilitação de segurança de Oppenheimer e, consequentemente, sua ligação com o governo dos EUA.

A produção mostra que Strauss sempre teve ressentimento Robert Oppenheimer. Isso porque o físico teria "o humilhado" anos antes, durante uma audiência da AEC relacionada à exportação de isótopos radioativos para outros países. Durante a discussão, Strauss teve seu ego ferido por Oppenheimer. A partir disso, ele travou uma batalha silenciosa contra o pai da bomba atômica.

Assim, quando teve oportunidade, e com a ajuda do FBI, Lewis teve acesso à ficha de Oppenheimer, com provas incriminatórias sobre seus laços comunistas e a compartilhou com mais opositores do cientista. A campanha deu certo até certo (já que o personagem de Cillian Murphy perdeu sua habilitação de segurança), mas a produção mostra que sua perseguição por Oppenheimer, no fim, manchou sua carreira.

Strauss teve sua cadeira como Secretário de Comércio dos Estados Unidos foi negada pelo Senado em 1959, em parte por sua influência nas audiências de investigação contra Oppenheimer.

--

Assista Interestelar, Amnésia, Tenet e outros filmes de Christopher Nolan no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.