Celulares Android detectam terremoto antecipadamente nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Celulares Android detectam terremoto antecipadamente nos EUA
Imagem: Google/Reprodução

Na última terça-feira (25), um terremoto de magnitude 5.1 atingiu a região próxima a San José, na Califórnia (EUA). Então, donos de telefones Android foram avisados sobre o fenômeno segundos antes dos tremores.

Desde 2020, todos os celulares com o sistema operacional do Google possuem o recurso de detecção de terremotos. No caso, o acelerômetro dos aparelhos é usado para notificar a rede de alerta sobre os abalos terrestres.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Twitter, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, compartilhou uma imagem mostrando o momento em que vários celulares detectam os tremores. Em destaque, os sensores sentiram a movimentação antes do início das ondas de choque.

Nas redes sociais, usuários do Android disseram ter recebido a notificação sobre o terremoto de cinco a 10 segundos antes de sentirem os tremores. Apesar de ser um curto intervalo, isso pode ajudar as pessoas a se protegerem.

Curiosamente, os donos de celulares com o sistema do Google também relatam terem sido notificados sobre o fenômeno antes dos usuários de iPhone. Aparentemente, os smartphones da Apple enviaram o alerta apenas após a ocorrência do terremoto.

Completo, o recurso dá instruções sobre como se proteger em caso de terremoto.Completo, o recurso dá instruções sobre como se proteger em caso de terremoto.Fonte:  Google/Reprodução 

Funcionalidade eficiente

O sistema de alerta de terremotos do Android também provou ser eficiente durante um terremoto que ocorreu nas Filipinas em 2021. Sem dúvida, uma tecnologia que pode ajudar diversas pessoas a se protegerem antes das ondas de choque.

A ferramenta não está disponível para usuários de todos os países, como ocorre nas versões do sistema operacional no Brasil. Para quem mora fora do país, é possível habilitar a funcionalidade realizando os seguintes passos:

  • Acesse as Configurações do Android;
  • Clique na opção Safety & emergency;
  • Ative o recurso Earthquake alerts.

Então, sempre que a rede de alerta de terremotos notar um possível fenômeno na região, o usuário receberá uma notificação com instruções para se proteger.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.