NASA faz primeiro registro de um ciclone em Urano; veja

Imagem de: NASA faz primeiro registro de um ciclone em Urano; veja
Imagem: GettyImages

Em um estudo realizado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), cientistas conseguiram observar, pela primeira vez, um evento atmosférico em Urano, considerado o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas no nosso Sistema Solar. Com dados captados por radiotelescópios do observatório Very Large Array (VLA), eles observaram um ciclone girando no Polo Norte de Urano.

No estudo publicado na revista científica Geophysical Letters, os pesquisadores analisaram dados de microondas observados pelo VLA, em 2021 e 2022, e descobriram indícios do ciclone gigante. Em uma imagem divulgada, o evento atmosférico é apresentado como um ponto brilhante e compacto no Polo Norte de Urano.

A partir das observações, os pesquisadores também captaram informações sobre padrões de temperatura, velocidade do vento zonal e variações de gás traço – dados que sugerem um ciclone polar. Segundo as descobertas, o ar circulante no Polo Norte do planeta estava mais quente e seco, reforçando a sugestão de um ciclone.

A posição de Urano em relação à Terra também facilitou a observação do Polo Norte. Segundo os cientistas, o planeta está apontando um de seus polos para a Terra, um evento que não aconteceu nas últimas décadas.

Os pontos mais claros da imagem apresentam a região do ciclone; os cientistas acreditam que as observações podem ajudar em novas descobertas sobre a história de Urano.Os pontos mais claros da imagem apresentam a região do ciclone; os cientistas acreditam que as observações podem ajudar em novas descobertas sobre a história de Urano.Fonte:  Geophysical Letters

"Essas observações nos dizem muito mais sobre a história de Urano. É um mundo muito mais dinâmico do que você imagina. Não é apenas uma simples bola azul de gás. Há muita coisa acontecendo sob o capô [do planeta]”, disse o principal autor do estudo e cientista no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Alex Akins.

Urano era o único planeta do Sistema Solar sem detecção de ciclones

Até então, Urano era o único planeta do nosso sistema solar onde os cientistas não haviam detectado um ciclone polar. Agora, eles já identificarem ciclones e anticiclones em todos os planetas do sistema solar com algum tipo de atmosfera – inclusive, os astrônomos preveem observar mais mudanças na atmosfera de Urano.

Em 1986, quando a sonda Voyager 2 passou por Urano, os cientistas detectaram altas velocidades de vento no Polo Sul do planeta, com características de redemoinho. Apesar disso, na época, a sonda passou longe do Polo Norte e não conseguiu realizar mais observações.

“Novas observações de radiotelescópio de Urano apresentam várias características interessantes, incluindo uma característica compacta no centro do Polo Norte que parece mais quente do que seus arredores. Esta característica provavelmente indica a presença de um ciclone polar e mostra semelhanças com características polares observadas em outros planetas gigantes do sistema solar”, é descrito no estudo.