NASA: Blue Origin levará missão para explorar magnetosfera de Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA: Blue Origin levará missão para explorar magnetosfera de Marte
Imagem: Rocket Lab USA/UC Berkeley

No dia 9 de fevereiro, a NASA concedeu à Blue Origin, prestadora de serviços de voos espaciais do bilionário Jeff Bezos (fundador da Amazon), um contrato para transportar equipamentos à magnetosfera do planeta Marte, no âmbito da missão científica Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers, ou ESCAPADE.

Aproveitando a janela de tempo de 2024, a ESCAPADE irá a bordo do foguete New Glenn da empresa de Kent nos EUA. A previsão de lançamento é para o final do próximo ano, do Complexo de Lançamento Espacial-36 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

A tarefa atribuída faz parte do contrato de serviços de lançamento da agência aeroespacial norte-americana chamado Venture-Class Acquisition of Dedicated and Rideshare, o VADR, do qual fazem parte, além da Blue Origin, mais doze empresas selecionadas no ano passado. Os documentos, que preveem entrega e quantidade indefinidas, valem por um período de pedidos de cinco anos e têm um valor total máximo de US$ 300 milhões (R$ 1,55 bilhão).

O que a missão ESCAPADE fará em Marte?

Fonte: Blue Origin/Divulgação.Fonte: Blue Origin/Divulgação.Fonte:  Blue Origin 

Transportados pelo New Glenn da Blue Origin, os instrumentos da ESCAPADE estudarão a magnetosfera de Marte, ou seja, a área magnetizada do espaço ao redor do planeta vermelho. Considerada de “classe D”, a missão utilizará duas pequenas espaçonaves idênticas, que farão observações simultâneas a partir de dois pontos diferentes.

Cada veículo espacial ajudará os pesquisadores a compreenderem como a magnetosfera marciana reage ao vento solar (fluxo de partículas da coroa solar), e de que forma a energia e o plasma entram e saem do campo magnético do planeta. Cada satélite terá três instrumentos: um magnetômetro, um analisador eletrostático para avaliar íons e elétrons, e uma sonda Langmuir para medir a densidade do plasma e o fluxo solar ultravioleta extremo.

A viagem da ESCAPADE irá levar cerca de 11 meses para chegar a Marte, onde cada espaçonave ficará vários meses ajustando sua melhor órbita para captar os dados da magnetosfera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.