Acidente de trem nos EUA libera fumaça tóxica; autoridades monitoram riscos

2 min de leitura
Imagem de: Acidente de trem nos EUA libera fumaça tóxica; autoridades monitoram riscos
Imagem: Reprodução/Twitter

Um trem que carregava substâncias tóxicas sofreu um descarrilamento no dia 3 de fevereiro na cidade de East Palestine, no estado americano de Ohio. Para conter os danos do vazamento de produtos nocivos ao ambiente e à saúde dos moradores da região, autoridades fizeram uma liberação controlada e a queima das substâncias. Mas mesmo os gases gerados no procedimento causaram preocupação.

Cerca de 50 dos 150 vagões do trem da Norfolk Southern Railroad descarrilaram enquanto viajava entre os estados de Illinois e Pensilvânia.

Dez dos 50 vagões descarrilados continham produtos químicos perigosos, incluindo acrilato de butila e cloreto de vinila, que estavam entre os líquidos combustíveis que as autoridades temiam que pudessem provocar uma grande explosão.

Foi solicitado aos moradores que evacuassem o local por precaução. Na segunda-feira (06), as equipes conduziram o que as autoridades estavam chamando de “liberação controlada” dos produtos químicos perigosos, que causaram uma grande nuvem de fumaça preta.

Quais eram os produtos químicos tóxicos?

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), que esteve no local após o descarrilamento monitorando a qualidade do ar em toda a área, os quatro produtos químicos principais contaminaram o ar, o solo e a água na região acidente. Eles são:

  • Cloreto de Vinila: um gás incolor altamente inflamável usado na fabricação de plástico. Ele é utilizado para produzir resina policloreto de vinila (o famoso PVC) e classificado como cancerígeno.
  • Cloreto de Butila: um líquido transparente inflamável usado na fabricação de tintas que pode causar irritação na pele, olhos e sistema respiratório.
  • Acrilato de Etil Hexil: um líquido incolor usado na fabricação de tintas e plásticos que pode produzir vapores perigosos quando em contato com o calor.
  • Etilenoglicol Monobutil: um líquido incolor altamente inflamável usado na fabricação de solventes, que é considerado extremamente tóxico.

A qualidade do ar continua a ser monitorada

A EPA deve continuar monitorando o ar em toda a área do acidente em Ohio. No acidente, os produtos químicos foram derramados também em vias navegáveis, mas a EPA diz que os empreiteiros da Norfolk Southern já “instalaram uma barragem e um desvio de água para evitar mais contaminação. Eles também interromperam o derramamento do produto.”

Até o momento, a agência disse que não detectou “nenhum nível de preocupação” em East Palestine. Nas avaliações de residências conduzidas pelas autoridades não foram encontrados produtos químicos resultantes do acidente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.