menu
Logo TecMundo
Ciência

Imagens mostram asteroide iluminando céus da França; veja

A entrada do asteroide Sar2667 na atmosfera terrestre foi prevista pelos serviços globais de detecção de objetos próximos da Terra (NEO)

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

schedule13/02/2023, às 15:50

Imagens mostram asteroide iluminando céus da França; vejaFonte:

Imagem de Imagens mostram asteroide iluminando céus da França; veja no tecmundo

Na madrugada desta segunda-feira um pequeno asteroide iluminou o céu da França próximo à cidade de Rouen, criando um espetáculo de luz capturado pelas câmeras atentas de diversos observadores. 

Oficialmente um meteoroide (por ter menos de um quilômetro de diâmetro), o chamado Sar2667 foi o sétimo objeto a ter seu impacto na Terra anunciado com antecedência. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Previsto para “atingir com segurança” a atmosfera da Terra pela Agência Espacial Europeia (ESA), o objeto de um metro de comprimento entrou, segundo a Organização Internacional de Meteoros, a cerca de 4 quilômetros da costa noroeste da França, causando um efeito de “bola de fogo” ao atingir nossa camada de ar protetora.

— ESA (@esa) February 13, 2023

Anúncio prévio e comemoração

Celebrado pela ESA no Twitter como "um sinal dos rápidos avanços nas capacidades globais de detecção de asteroides", a chegada do Sar2667 já era atentamente esperada por uma multidão de observadores que, imediatamente, passaram a compartilhar as imagens da entrada, com descrições do tipo "iluminou o céu com um flash rosa que foi espetacular".

De acordo com a Agência Espacial Europeia, existem cerca de pelo menos 30,6 mil desses objetos próximos, orbitando nosso planeta. Quando entram em nossa atmosfera e provocam essas "explosões" são oficialmente chamados de meteoros. Por isso, diversos sistemas de observação, como o novo Observatório de La Silla no Chile, se integram ao Observatório Europeu do Sul (ESO) para proteger a Terra de potenciais objetos potencialmente perigosos.

Além da proteção passiva, a NASA também realizou, em setembro do ano passado, o primeiro teste bem-sucedido de sua tecnologia de defesa planetária, ao enviar sua espaçonave DART (Double Asteroid Redirection Test) para colidir com o asteroide Dimorphos, a 9,6 milhões de quilômetros, alterando sua rota.

— Gijs de Reijke (@GijsDeReijke) February 13, 2023