Firme e forte: 8 dicas para evitar a queda de cabelo

4 min de leitura
Imagem de: Firme e forte: 8 dicas para evitar a queda de cabelo
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

O cuidado constante pode ser um fator determinante para evitar a queda de cabelo e manter a saúde dos fios. Por isso, é muito importante lavar os cabelos e usar produtos que alimentem-no com vitaminas e minerais saudáveis.

Ou seja, já deu para perceber que cuidar do cabelo não é tão simples quanto pode parecer, principalmente, para aqueles que já sofrem com algum tipo de problema capilar.

Além da questão da saúde capilar, a queda também pode ser causada por alterações hormonais, estresse e má alimentação. Em alguns casos, a alopecia pode ser consequência dos efeitos colaterais de alguns remédios ou genética.

A queda de cabelo é um problema comum em mulheres e homens de todo o mundo.A queda de cabelo é um problema comum em mulheres e homens de todo o mundo.Fonte:  Shutterstock 

Em entrevista à Folha de São Paulo, o dermatologista Diorivano Custódio Junior disse que até 50% das mulheres sofrem com a queda de cabelo em algum momento da vida. Já o número em relação aos homens é muito maior: até 80% dos pacientes masculinos sofrem de alopecia androgenética.

Confira 8 dicas para evitar a queda de cabelo

Pensando em deixar os seus fios saudáveis e renovados, reunimos uma lista com algumas das melhores dicas para evitar a queda de cabelo. Já pegue um bloco de notas e comece a separar o que você pode fazer:

Mantenha o cabelo limpo

Lavar os cabelos é crucial para manter a saúde capilar, contudo, não é necessário realizar a lavagem todos os dias. É importante manter uma boa quantidade de oleosidade nos fios, mas em excesso pode causar problemas, por isso, lave quando perceber que o cabelo estiver começando a ficar com o aspecto de 'pegajoso'.

Durante a lavagem, é importante massagear bem a cabeça e usar água morna ou fria. A água quente pode ajudar a causar ou piorar a dermatite seborreica, a famosa caspa, e causar ainda mais oleosidade.

Conheça seu cabelo e use produtos certos

Seu cabelo é ondulado ou liso? Castanho, preto ou loiro? Para comprar um bom shampoo ou outros produtos para o cabelo, é necessário compreender qual é o seu tipo de fio. Após entender e definir o seu tipo de cabelo, procure por produtos eficientes que ajudem contra a queda, por exemplo, como algumas opções de shampoo antiqueda.

Na maioria das vezes, os ingredientes mais naturais são os mais recomendados para manter a saúde capilar.

Enxaguar os cabelos também é muito importante para evitar o enfraquecimento dos fios; a umidade constante faz mal para a saúde capilar. FOTOEnxaguar os cabelos também é muito importante para evitar o enfraquecimento dos fios; a umidade constante faz mal para a saúde capilar. FOTOFonte:  Shutterstock 

Alimente-se bem

Manter uma alimentação saudável e balanceada é um dos fatores mais importantes para evitar a queda capilar, já que a falta de proteínas pode causar fios mais fracos e quebradiços – entre 60% e 95% das fibras capilares são compostas por proteínas, sendo a queratina a mais presente.

Para manter os fios firmes e fortes, é necessário ingerir entre 12 gramas e 24 gramas de proteínas todos os dias. O excesso também pode prejudicar a queda de cabelo, dessa forma, a alimentação balanceada é tão importante.

Evite o estresse

Além da falta de vitaminas e de problemas genéticos, a queda capilar também pode ser causada pelo excesso de estresse e/ou ansiedade. Em alguns casos, essas emoções podem aumentar a produção do cortisol, um hormônio que afeta a absorção de nutrientes – aumentando a queda dos fios.

Algumas condições psicológicas também podem causar a queda. Se isso acontecer com você, discuta os sintomas com o seu psiquiatra.

No possível, tente evitar o estresse.No possível, tente evitar o estresse.Fonte:  Shutterstock 

Diga não aos procedimentos químicos

Produtos com excesso de químicos também podem facilitar a queda de cabelo, principalmente, em casos de procedimentos capilares.

Algumas técnicas de progressiva e coloração podem ser extremamente agressivas para a saúde capilar, mas se caso fizer esses procedimentos, lembre-se de hidratar bem o cabelo até uma semana antes.

Não prenda o cabelo constantemente

Prender o cabelo recorrentemente pode se tornar um problema, principalmente, se estiver muito apertado e/ou se cabelo estiver molhado. Os fios podem acabar se rompendo ao amarrar o cabelo — qualquer procedimento que force os fios, como fazer tranças, pode causar o rompimento.

Faça o tratamento da caspa

O quadro inflamatório no couro cabeludo causado pelo excesso de caspa pode gerar a queda dos fios, a depender de cada caso. A descamação, coceira e inflamação local podem resultar em queda, por isso, é importante usar shampoo anticaspa e controlar a condição.

Infelizmente, em alguns casos de dermatite seborreica recorrente, é necessário consultar um médico e buscar por shampoos específicos mais fortes para cada caso.

Uma escova errada para o seu tipo de cabelo também pode ser responsável pela queda dos fios, além de gerar volume excessivo e frizz. Uma escova errada para o seu tipo de cabelo também pode ser responsável pela queda dos fios, além de gerar volume excessivo e frizz. Fonte:  Shutterstock 

Consulte um médico

Se você perceber a queda repentina do seu cabelo, é importante consultar um médico especialista para entender o seu caso. O endocrinologista pode ser um dos especialistas a avaliar o caso, já que ele pode detectar alterações hormonais por meio de exames clínicos.

Como a queda do cabelo está ligada a diversas condições, é importante buscar por especialistas para entender qual é o seu caso e, assim, realizar os exames e tratamentos necessários.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de todas as novidades sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.