O que é alopecia? Saiba mais sobre a condição da atriz Jada Pinkett Smith

1 min de leitura
Imagem de: O que é alopecia? Saiba mais sobre a condição da atriz Jada Pinkett Smith
Imagem: Jada Pinkett Smith/Instagram

Um dos momentos que marcaram a transmissão da 94º cerimônia de entrega dos Oscars, na noite de domingo (27), foi o tapa dado pelo ator Will Smith no apresentador Chris Rock. O motivo do incidente – uma piada feita pelo comediante sobre a calvície da esposa de Smith – dividiu opiniões, mas também, de certa forma, levantou uma questão sobre a alopecia, uma doença autoimune que provoca queda de cabelo e afeta principalmente mulheres afro-americanas.

Embora a perda de cabelo seja comum entre as mulheres americanas, diz a Academia Americana de Dermatologia (AAD), esse problema permanece subdiagnosticado no país por 81,4% das potenciais pacientes, simplesmente por desconhecimento de que se trata de uma condição médica a ser tratada.

Nesse sentido, Jada Pinkett Smith iniciou um trabalho de divulgação entre as mulheres negras, mais propensas à doença, que pode atingir quase metade dessa população. Depois de revelar seu diagnóstico de alopecia em 2018, a atriz voltou ao assunto, no mês passado, em um vídeo no Instagram com quase dois milhões de visualizações.

O que causa a alopecia?

A propensão da perda de cabelo por mulheres afro-americanas foi relatada pela primeira vez durante a reunião anual da AAD realizada em Washington em 2016. Em um comunicado divulgado no site ScienceDaily, Yolanda M. Lenzy, dermatologista e professora da Universidade de Connecticut, afirma que "a causa número um de perda de cabelo em mulheres afro-americanas é uma condição chamada alopecia cicatricial centrífuga central (CCCA)."

A doença, também referida como alopecia areata, ficou conhecida no Brasil no ano passado, pois o participante Lucas Penteado, do BBB21, era portador da condição. Segundo a médica, o distúrbio provoca inflamação e destruição dos folículos capilares, causa cicatrizes e perda permanente de cabelo. Para a especialista, aos primeiros sinais de queda de cabelo, as pessoas devem procurar um dermatologista para realizar uma avaliação do problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.