menu
Logo TecMundo
Ciência

Milhares de peixes surgem mortos em lago no Amazonas; veja o vídeo

Além de sofrer com a seca extrema, a região de Coari também está passando por um baixo volume de chuvas, causando falta de oxigenação na água

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

schedule11/11/2022, às 15:30

Milhares de peixes surgem mortos em lago no Amazonas; veja o vídeoFonte:

Imagem de Milhares de peixes surgem mortos em lago no Amazonas; veja o vídeo no tecmundo

Em um lago da comunidade Paraná do Jussará, em Coari (Manaus), um vídeo mostra milhares de peixes que surgiram mortos por conta da última seca, responsável por reduzir agressivamente o volume de água na região. Com a diminuição do volume, foi provocada baixa oxigenação e, assim, os peixes apareceram mortos.

No vídeo, é possível ver os animais boiando no lago e criando uma espécie de "tapete de peixes". Em uma entrevista ao G1, o biotecnólogo e técnico em recursos pesqueiros Jacksoney Lima diz que o caso aconteceu por conta do baixo volume de chuva e da seca extrema que a região do Amazonas está sofrendo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) November 11, 2022

O especialista afirma que uma inversão térmica também ajudou a reduzir o oxigênio da água, após o clima começar a esfriar na região. "É um lago grande, que possui vários lagos menores que o compõem. Sempre quando há baixa excessiva dos rios, o lago diminui o volume de água, e como há grande quantidade de peixes nessa região, diminuem também a quantidade de oxigênio”, completa Lima.

Coari é apenas um dos municípios em situação de emergência que sofrem com a forte estiagem na região do Amazonas. O estado já contabiliza oito municípios em emergência, são eles: Amaturá, Benjamin Constant, Japurá, Tefé, Uarini, Maraã, Alvarães e Coari.