Alguns peixes sabem fazer contas matemáticas simples, mostra estudo

Imagem de: Alguns peixes sabem fazer contas matemáticas simples, mostra estudo
Imagem: Shutterstock

Um comunicado publicado pela Universidade de Bonn (Alemanha) no dia 1º de abril poderia ser confundido com uma pegadinha do Dia da Mentira: cientistas descobriram que peixes ciclídeos e arraias são capazes de realizar adições e subtrações simples, envolvendo números entre um e cinco. No entanto, o estudo é real, foi publicado na véspera (31) na revista Scientific Reports, embora não se saiba exatamente para quê esses animais precisam conhecer matemática básica.

Que ciclídeos e arraias são capazes de detectar pequenas quantidades já era um fato conhecido pelos cientistas. No entanto, o novo experimento foi além, utilizando dez animais experimentais: seis peixes-zebra mbuna Peixes sabem fazer contas matemáticas simples, mostra estudo e quatro arraias,

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock

Como os cientistas ensinaram os peixes e arraias a contar?

O estímulo inicial foi uma imagem de duas formas, apresentada por cinco segundos. Depois, os peixes nadavam por uma porta aberta para uma área com duas imagens: uma com uma e outra com três formas.

Se aquelas duas formas iniciais fossem amarelas, os peixes recebiam uma recompensa (reforço) toda vez que nadavam em direção à imagem com uma forma amarela apenas, associando esta cor à subtração. Se as duas formas iniciais fossem azuis, os peixes recebiam o alimento apenas se nadassem em direção às três formas, ou seja, à adição de mais uma.

Depois, os peixes foram treinados para contar: foram apresentados a uma imagem inicial de três formas (em amarelo ou azul), e poderiam escolher, na área de testes, entre duas ou quatro formas. Os zebras mbunas acertaram a adição (quatro formas) 82% das vezes, no estímulo azul, e 68%, no estímulo amarelo (duas formas). Os acertos das arraias foram de 96% na adição e 90% na subtração.

ARTIGO: Nature Scientific Reports - DOI: 10.1038/s41598-022-07552-2.