O último eclipse lunar de 2022 encantou fãs de astronomia na madrugada desta terça-feira (08). O fenômeno foi observado em várias partes do mundo, onde foi possível vislumbrar o eclipse total em conjunto com a Superlua de Sangue, que ocorre quando o satélite natural se encontra no ponto mais próximo da Terra.
O evento começou às 00h02 (horário de Brasília), atingiu sua totalidade às 2h16 e terminou por volta das 05h56. O eclipse total estava mais visível nas redondezas do Pacífico, o que privilegiou observadores no leste da Ásia e Austrália, bem como no oeste do continente americano.
Nossos vídeos em destaque
Em grande parte do Brasil, foi possível ver apenas uma cobertura parcial do satélite. Confira alguns registros!
— Mr. Hart (@mrhartgis) November 8, 2022Total lunar eclipse to start the day in central Indiana. Very thin cloud layer made focusing an issue. #LunarEclipse @StephanieMeadWX @ChuckWTHR pic.twitter.com/nSX4nUlebe
— Roger Clark (@RogerClark41) November 8, 2022Pretty cool #BloodMoon over #StatenIsland pic.twitter.com/nP9xUXc3d1
— TortaP|Leo@????11/7-11/15 (@torta765) November 8, 2022Ohhh.. full lunar eclipse here in Tokyo.. was wondering what ppl looking up at during train ride pic.twitter.com/GInpE2GV18
Os eclipses lunares ocorrem quando o satélite está no lado oposto ao do Sol, de modo que a Terra projeta uma sombra capaz de cobrir a lua de forma total ou parcial. O fenômeno visto pela última vez no ano segue a ocorrência observada em maio, e deve acontecer novamente somente em 2025.
Embora a oportunidade não tenha sido a mesma para todos, o eclipse completo foi transmitido por alguns canais no YouTube. Veja!
Além do eclipse, uma característica que chamou a atenção dos espectadores foi a tonalidade vermelha da Lua durante o evento — resultado da refração, filtragem e dispersão da luz na atmosfera terrestre.
Uma imagem publicada pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, mostra o eclipse durante a trajetória da Lua no céu.
Imagem mostra o eclipse lunar da terça-feira (8) ao lado do prédio da NASA onde os veículos espaciais são montados (crédito: NASA/Joel Kowsky)
A foto foi feita no Centro Espacial Kennedy, da NASA, localizado na Flórida.
)
)
)
)
)
)
)