Eclipse total da Lua acontece nesta terça-feira (8); saiba como acompanhar

1 min de leitura
Imagem de: Eclipse total da Lua acontece nesta terça-feira (8); saiba como acompanhar
Imagem: Unplash

Nesta terça-feira (8) há a última chance para os fãs de fenômenos astronômicos verem um eclipse total da lua por uns anos. Os astrofísicos calculam que o próximo evento como esse só deve ocorrer daqui a três anos, em 2025.

Ainda assim, a oportunidade vai ser para poucos. Observadores no leste da Ásia, na Austrália, em todo o Pacífico e no oeste da América do Norte serão os privilegiados desta vez. Aqui no Brasil veremos a cobertura apenas parcial do satélite.

Depois de hoje, o próximo eclipse lunar só deve ocorrer em 2025 (Fonte: Unplash/Vincenzo Malagoli)Depois de hoje, o próximo eclipse lunar só deve ocorrer em 2025 (Fonte: Unplash/Vincenzo Malagoli)Fonte:  Unplash 

Desta vez, o eclipse poderá ser visto de manhã bem cedo. Começando por volta das 3h, ele deve atingir o ápice às 4h e terminar quase às 6h da manhã. O fenômeno é visível a olho nu, mas binóculos e telescópios podem tornar a visualização mais interessante.

Os eclipses da lua acontecem quando ela fica localizada no lado oposto ao do sol, e o nosso planeta projeta uma sombra que pode encobrir o satélite parcial ou inteiramente. A última vez que isso aconteceu foi em maio deste ano.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.