Infertilidade pode estar ligada a risco de câncer de mama em homens

Imagem de: Infertilidade pode estar ligada a risco de câncer de mama em homens
Imagem: Shutterstock

Menos comum que o seu equivalente feminino, o câncer de mama em homens e mulheres trans ainda tem sua etiologia desconhecida, principalmente pelo reduzido número de estudos realizados sobre a doença até o momento.

Agora, uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, no Reino Unido, propõe que o risco de desenvolver câncer de mama invasivo em homens pode ser estar ligado à infertilidade autorrelatada e número de filhos.

Publicado na terça-feira (17) na revista científica Breast Cancer Research, o estudo foi realizado através de entrevistas com 1.998 homens, com idade inferior a 80 anos, diagnosticados com câncer de mama entre 2005 e 2017, na Inglaterra e no País de Gales. Dessa população, 112 (5,6%) também assumiram serem inférteis, e 383 (19,2%) não tinham filhos.

Para testar sua hipótese, os pesquisadores compararam a amostra com 1.597 homens sem câncer, que não eram parentes consanguíneos, e foram considerados como grupo-controle. Desses, apena 80 relataram infertilidade (5,0 %).

O que a infertilidade tem a ver com o câncer de mama masculino?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock

O risco de tumores invasivos de câncer de mama, ou seja, aquelas células cancerosas que se espalham além do local onde se formaram, foi associado à infertilidade masculina com base em 47 indivíduos com câncer de mama (2,6%) contra 22 do grupo-controle (1,4%). Já no quesito de existência de prole, 383 homens com câncer de mama diagnosticado afirmaram não ter filhos, característica presente em 174 do grupo-controle.

Durante a pesquisa, um possível risco associado de câncer de mama com infertilidade ou ausência de prole foi descartado em 160 indivíduos com tumores mamários in situ (células cancerosas que não fazem metástase), por ser considerado pouco significativo em comparação aos 1.597 do grupo-controle. Os médicos também desconsideraram consumo de álcool, tabagismo, histórico familiar de câncer e doença hepática na avaliação.

O líder do estudo, Michael Jones, da Divisão de Genética e Epidemiologia do Instituto de Pesquisa do Câncer, afirma: “Nossos dados revelam que pode haver uma associação entre infertilidade masculina e câncer de mama invasivo em homens”. No entanto, o cientista alerta que novas pesquisas e investigações são necessárias, para avaliar fatores implícitos, como desequilíbrios hormonais por exemplo.

ARTIGO - Breast Cancer Research - DOI: 10.1186/s13058-022-01517-z.