Sintomas do câncer de mama: os 9 mais comuns a que se atentar

3 min de leitura
Imagem de: Sintomas do câncer de mama: os 9 mais comuns a que se atentar
Imagem: Unsplash

O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres do mundo todo. Em 2020, 2,3 milhões de novos casos foram detectados, o que significa 24,5% de todos os novos casos de câncer diagnosticados em mulheres.

Esse dado também é equivalente aos índices do Brasil: estima-se que 66.280 novos casos serão identificados no país ao final de 2022. A grande questão envolvendo o câncer é o diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo ele for descoberto, maiores serão as chances de cura.

Por isso, é importante que todos, mulheres e homens — que também podem ter câncer de mama, pois têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em menor quantidade —, estejam atentos aos sinais da doença.

Neste texto, apresentamos os nove principais sinais que devem chamar a sua atenção. Um câncer detectado e tratado logo no início tem cerca de 95% de chance de cura, por isso, na identificação de algum dos sinais listados abaixo, vale consultar um médico.

1. Dor nos seios (na mama ou nos mamilos)

A grande questão em relação à identificação dos sintomas do câncer de mama é ter contato com o próprio corpo, para assim ter noção se uma mudança é corriqueira ou não.

Por exemplo, dependendo do estágio do ciclo menstrual, algumas mulheres sentem dores nos seios. Se as dores forem incomuns, insistentes e em uma intensidade com que não se está acostumada, vale a pena relatar ao médico.

2. Identificação de nódulo

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Um sinal que realmente merece acompanhamento é o surgimento de caroço (nódulo) na mama. O sintoma pode ser identificado no autoexame, que se recomenda ser feito regularmente.

Isso ocorre para verificar mudanças nos formatos e nas texturas dos seios, bem como a identificação de tais nódulos — que nem sempre indicam câncer, mas o acompanhamento com um médico é sempre recomendado.

3. Irritação ou abaulamento de uma parte da mama

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

O abaulamento da mama ocorre quando ela tem uma visível mudança no formato, tornando-se mais convexa em uma parte ou diferente da outra. É importante ter intimidade com o corpo para se ter noção se o seio está com alguma modificação ou irritação abrupta.

4. Inversão do mamilo

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

O sinal se dá quando o mamilo normalmente é projetado para o lado externo, mas nota-se uma inversão recente. Vários fatos podem causar essa inversão, como a gestação, a amamentação e a perda ou o ganho de peso, mas também pode ser um sintoma de câncer de mama.

A inversão de apenas um mamilo é normalmente um sinal de doença de Paget, um tipo específico de câncer de mama. Já a inversão dos dois mamilos pode indicar infecções mamárias.

5. Vermelhidão na pele da mama e outra alterações

É importante ter atenção acerca da aparência e da situação normal dos seios. Qualquer sensação diferente pode ser um indicativo importante para um check-up com o profissional ginecologista. Esses sinais podem ser:

  • vermelhidão na pele;
  • sensação de calor;
  • identificação de crostas ou feridas
  • coceira;
  • endurecimento da pele;
  • mudança na textura — um exemplo é quando fica com aquela aparência de "casca de laranja".

6. Edema (inchaço) da pele

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

O câncer de mama pode causar um tipo de edema (inchaço) na região, mesmo que não se identifique exatamente um nódulo. Por vezes, esse edema pode atingir até mesmo o braço e a axila. Se tais sinais forem observados, vale consultar o médico.

7. Espessamento ou retração da pele ou do mamilo

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Alterações na pele do mamilo também podem ocorrer por motivos diversos, como devido aos hormônios liberados na gravidez. Mas vale a pena se atentar para possíveis mudanças nessa região, como espessamento da pele ou retração dela.

8. Secreção pelos mamilos

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Salvo exceções, não é comum ter secreções liberadas pelo mamilo. Por isso, esse é um importante indício de que o acompanhamento médico pode ser necessário.

A secreção pode aparecer nos dois ou em apenas um seio, e normalmente começa sem motivo aparente. Pode ser aquosa, pegajosa, leitosa, esverdeada ou com sangue. Nem sempre isso indica câncer — pode, por exemplo, ser causado por um abcesso ou como efeito do uso de pílula anticoncepcional —, mas vale a pena checar.

9. Linfonodos aumentados

Os linfonodos, que também são chamados de gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que atuam na produção de anticorpos e na filtragem da linfa, líquido que é produzido pelo sangue e atravessa os vasos capilares para eliminar impurezas.

Os que estão presentes nas axilas servem para drenar as mamas e os braços. Um sinal que pode ser um importante indicativo de câncer de mama é notar que eles estão inchados. Nesse caso, é preciso visitar o médico para verificar qual é a causa.

E, então, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha sido esclarecedor! Continue acompanhando o TecMundo e se mantenha atualizado acerca das novidades de saúde, tecnologia e entretenimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.