Ciência

Goodyear faz pneus sem ar para rovers lunares do programa Artemis

As condições enfrentadas pelos novos rovers lunares são bem diferentes das missões pioneiras, o que demandará uma tecnologia diferenciada dos pneus

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

23/09/2022, às 07:00

Goodyear faz pneus sem ar para rovers lunares do programa Artemis

Fonte:  Lockheed Martin 

Imagem de Goodyear faz pneus sem ar para rovers lunares do programa Artemis no tecmundo

Uma das primeiras empresas a descer no solo lunar no histórico voo da missão Apollo 11 em 20 de julho de 1969, a norte-americana Goodyear está retomando a parceria com a NASA, desta vez com foco em pneus para rovers lunares, dentro da missão Artemis.

Junto com a Lockheed Martin, a fabricante de pneus está lançando as bases de um programa de mobilidade lunar que prevê operações em longo prazo de veículos comerciais – operados por astronautas ou autônomos – na superfície do nosso satélite natural.

Veículos lunares Lockheed Martin/GM. (Fonte: Lockheed Martin/Divulgação)Veículos lunares Lockheed Martin/GM. (Fonte: Lockheed Martin/Divulgação)

Os novos desafios para a Goodyear

No novo projeto, que deverá estar pronto até 2025, a Goodyear usará sua tecnologia de pneus sem ar, já presente na Terra em micromobilidade, ônibus autônomos e veículos de passageiros. Porém, diferentemente dos rovers lunares da missão Apollo – projetados para poucos dias de uso em missões de até 8 km – as futuras missões terão novas dificuldades.

Os desafios das futuras missões lunares preveem a travessia de terrenos acidentados, viagens mais distantes e operações sob temperaturas extremas. Além de durar vários anos, os pneus demandados pela NASA terão de sobreviver a condições noturnas de temperaturas abaixo de -157º C em contraste com diurnas que chegam a 121º C. 

“Tudo o que aprendermos com a construção de pneus para o ambiente operacional extremamente complexo na Lua nos ajudará a fazer melhores pneus sem ar na Terra”, afirma o vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, Chris Helsel. Para ele, o objetivo é "permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra."


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Por Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.