NASA encomenda trajes espaciais para missão Artemis III

1 min de leitura
Imagem de: NASA encomenda trajes espaciais para missão Artemis III
Imagem: Shutterstock

A NASA assinou um contrato de 228 milhões de dólares com a empresa americana Axiom Space para o desenvolvimento dos novos trajes espaciais que serão usados pelos tripulantes da Artemis III com destino à Lua.

Missões como essas exigem roupas especiais, diferente daquelas usadas na Estação Espacial Internacional. Além de mudanças drásticas de temperatura, os novos modelos também precisam lidar com a baixar gravidade da lua e a grande quantidade de poeira no nosso satélite.

nasaIlustração mostra astronautas na Lua (crédito: NASA)

Em 2019, a agência espacial americana havia anunciado que estava trabalhando na criação dos novos trajes, mas no ano passado foi publicado um novo relatório afirmando que os equipamentos não ficariam prontos a tempo o suficiente para o pouso

Para cumprir o cronograma, a NASA se viu obrigada a terceirizar a produção entre duas empresas particulares, a Collins Aerospace e a Axiom Space. Na última quarta-feira (14) foi anunciado que os trajes da Axiom serão usados na Artemis III, que está prevista para 2025.

Depois de 50 anos de hiato, a missão deve recuperar os voos tripulados para a Lua. Além disso, a bordo dela também deve embarcar a primeira mulher que irá pisar na superfície lunar.

Por enquanto, entretanto, o órgão espacial americano luta para tirar do chão o primeiro foguete do programa, que tem sido continuamente adiada devido à diversos problemas no foguete, incluindo o vazamento de hidrogênio líquido de um dos propulsores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.