Após falta de energia, médico usa carro elétrico para fazer vasectomia

1 min de leitura
Imagem de: Após falta de energia, médico usa carro elétrico para fazer vasectomia
Imagem: Rivian

Quem já se submeteu a uma vasectomia sabe que existem duas modalidades desse procedimento cirúrgico de esterilização: com incisão e sem incisão. Agora, um médico da cidade de Austin, nos Estados Unidos, criou um novo tipo de cirurgia: alimentada por Rivian, a disputada picape elétrica da startup de mesmo nome.

De acordo com um tweet publicado pelo urologista Christopher Yang no início deste mês, um paciente havia sido preparado em sua clínica para se submeter a uma vasectomia, quando uma queda de energia desligou todos os equipamentos.

Como o paciente não poderia reagendar, um dos membros da equipe do médico sugeriu usarem uma extensão elétrica para ligar o eletrocautério e outros equipamentos ao ventilador da nova Rivian R1T do dr. Yang. O candidato à vasectomia concordou com a solução, e o resultado da operação foi um sucesso.

Como a equipe médica conseguiu conectar os equipamentos à Rivian?

Como a picape Rivian R1T é um veículo elétrico, ela pode, na prática, se transformar em um gerador móvel, oferecendo quatro tomadas de 110 volts. Foi em um desses pontos de conexão – localizado na caçamba – que a equipe fixou o plugue e passou o cabo extensor através da “janela” do ar-condicionado.

Considerada um dos veículos mais disputados atualmente, a Rivian R1T é vendida a partir de US$ 73 mil (R$ 376 mil). Ela pode ser encomendada – para entrega no final de 2023 – com um motor duplo de 600 hp ou quádruplo de 800 hp que promete aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.