Picape elétrica Ford F-150 pode ser usada como gerador para casas

1 min de leitura
Imagem de: Picape elétrica Ford F-150 pode ser usada como gerador para casas
Imagem: Ford

Depois de muita expectativa, a Ford anunciou nesta quarta-feira (19) a picape elétrica F-150 Lightning, versão sem suporte a combustíveis fósseis de um dos modelos mais populares da marca.

Só que o modelo não se destaca apenas por ser a maior aposta da montadora no setor de elétricos até agora. Um de seus recursos mais curiosos é fazer o caminho contrário do tradicional: em vez de ser recarregado pela energia de uma residência, o automóvel também pode fornecer eletricidade para uma casa inteira.

A tecnologia é chamada de Ford Intelligent Backup Power e foi pensada para regiões que passam por blecautes, como no caso de desastres naturais ou falhas técnicas.

Atuando como uma espécie de gerador, o carro é capaz de garantir que sistemas de segurança (como travas, alarmes ou câmeras) e eletrodomésticos, ou sistemas de controle de temperatura, permaneçam em funcionamento. O veículo tem capacidade para exportar até 9,6 kilowatts para outros dispositivos.

Lançamento em 2022

Como o consumo varia de acordo com a casa, a Ford estima que o carro consegue manter uma casa com eletricidade por uma média de 72 horas — podendo chegar a dez dias, caso o consumo seja econômico. Quando a energia é restabelecida na região, o automóvel retorna ao formato normal de funcionamento e passa a ser recarregado.

A montadora promete ainda apresentar, no futuro, um sistema de fornecimento de eletricidade que usa o carro como fonte de energia nos momentos em que o consumo é mais caro, ajudando a reduzir a sua conta de luz sem deixar o modelo descarregado.

A montadora prevê parcerias com fornecedoras de paineis solares fotovoltaicos também nos Estados Unidos para ampliar a instalação dessa modalidade nas residências.

O F-150 Lightning será lançado entre abril e julho de 2022 nos EUA, com quatro modelos diferentes e duas opções de bateria. O mais barato da família custa US$ 39.974 (sem cálculos de impostos ou incentivos fiscais), o que dá cerca de R$ 211 mil em conversão direta de moeda.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.