Rock in Rio gera mais de 110 toneladas de lixo em dois dias

1 min de leitura
Imagem de: Rock in Rio gera mais de 110 toneladas de lixo em dois dias
Imagem: Rock in Rio

Até o último domingo (4), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foi responsável por recolher 110,5 toneladas de lixo no Rock in Rio. O festival está sendo realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e contou com mais de mil garis para realizar a limpeza do local.

Os garis atuam na gestão e limpeza de resíduos, varrendo as áreas de circulação do público, como gramados, praças de alimentação, áreas VIP, bastidores, entre outras. Mais 181 garis são responsáveis por realizar a limpeza das vias de acesso à Cidade do Rock e todas as partes externas do evento.

Além de realizar a limpeza no Rock in Rio, a Comlurb diz facilitar a reciclagem de alguns resíduos que possibilitam o processo, enviando-os para cooperativas de catadores que realizam a comercialização em parceria com empresas de reciclagem.

Os resíduos orgânicos são enviados ao EcoPonto do Caju da Comlurb, para uso em compostagem, biogás, biocombustível ou condicionador de solos. Os resíduos orgânicos são enviados ao EcoPonto do Caju da Comlurb, para uso em compostagem, biogás, biocombustível ou condicionador de solos. Fonte:  Comlurb 

Resíduos recicláveis

A intenção por trás de todo o sistema de limpeza do evento é garantir a rastreabilidade dos resíduos: desde o uso dos consumidores; passando pelo envio para as cooperativas de reciclagem; até o uso pela indústria para transformar o "lixo" em embalagens para produtos.

Do total de 110,5 toneladas de resíduos, apenas 37,8 toneladas são recicláveis e encaminhadas aos catadores, sendo 20,94 toneladas de plástico e 5 toneladas de alumínio. Após o fim da nova edição do Rock in Rio, a organização apresentará um Placar de Reciclagem para dimensionar o impacto da iniciativa — o evento está marcado para voltar na quinta-feira (8) e até finalizar no domingo (11).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.