Ácido hialurônico pode ajudar a recuperar músculos, diz estudo

Imagem de: Ácido hialurônico pode ajudar a recuperar músculos, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Publicado no início de agosto na revista científica Science, um estudo afirma que o ácido hialurônico pode ajudar a recuperar músculos danificados. A substância já é conhecida mundialmente, mas é usada comumente na indústria de cosméticos e em injeções para pacientes com osteoartrite.

Segundo os pesquisadores, as células-tronco trabalham com células imunológicas para reparar o músculo danificado, contudo, até então, os cientistas não sabiam como essas células se coordenam para remover o tecido morto e produzir novas fibras. O estudo diz que a resposta para essa questão está no ácido hialurônico.

“Quando os músculos são danificados, é importante que as células imunológicas entrem rapidamente no tecido e removam os danos antes que as células-tronco comecem a se reparar”, disse o autor sênior do estudo, cientista sênior do Hospital de Ottawa (Canadá) e professor da Universidade de Ottawa, Jeffrey Dilworth.

As células-tronco, em rosa, começam a produzir e se revestir de ácido hialurônico, até atingir a quantidade necessária para iniciar o processo de reparo.As células-tronco, em rosa, começam a produzir e se revestir de ácido hialurônico, até atingir a quantidade necessária para iniciar o processo de reparo.Fonte:  DR. Kiran Nakka/The Ottawa Hospital Research Institute

Como funciona

O estudo aponta que as células-tronco estão preparadas para iniciar o reparo muscular imediatamente, porém, as células imunológicas as colocam em estado de repouso até terminar a "limpeza" do músculo danificado. Então, após cerca de 40 horas, as células-tronco despertam para iniciar o reparo.

Os pesquisadores descobriram que o ácido hialurônico funciona como um despertador interno para as células-tronco iniciarem a reparação do tecido. Quando há um grande revestimento de ácido no músculo danificado, as células imunológicas entram em um processo de "sono" e a reparação é iniciada.

De qualquer forma, os cientistas afirmam que o efeito regenerativo depende do ácido produzido pelas células-tronco. Por isso, eles continuarão estudando para entender se é possível usar medicamentos que modificam as células-tronco para aumentar a produção do ácido e, assim, agilizar o reparo muscular.

“Se pudéssemos encontrar uma maneira de aumentar a produção de ácido hialurônico nas células-tronco musculares de pessoas mais velhas, isso poderia ajudar no reparo muscular”, disse o principal autor do estudo, Kiran Nakka.