Nomes de Estrelas: confira as 10 mais conhecidas da galáxia

4 min de leitura
Imagem de: Nomes de Estrelas: confira as 10 mais conhecidas da galáxia
Imagem: Shutterstock

O processo de nomeação de uma estrela é bem curioso, e começou a ser feito já na pré-história: as antigas civilizações buscam dar nomes específicos às estrelas mais brilhantes que viam no céu.

Alguns nomes mudaram ao longo do tempo, e o Renascimento foi um período bem importantes nessa história, pois foi quando os astrônomos começaram a estabelecer regras para este processo.

O primeiro exemplo ocorreu na confecção do atlas Uranometria, publicado em 1603 pelo alemão Johann Bayer. O trabalho trouxe à tona um novo sistema para designar as estrelas, em um método que se tornou conhecido com nomenclatura de Bayer.

Muito tempo se passou desde então e várias estrelas foram também batizadas – embora quase todos os nomes presentes no atlas Uranometria permaneçam até hoje. Vejamos então os nomes e as histórias de 10 das estrelas mais famosas que existem.

1. As Três Marias: Mintaka, Alnilan e Alnitak

(Fonte: Mestre Jedi)(Fonte: Mestre Jedi)Fonte:  Mestre Jedi 

As famosas "Três Marias" são estrelas bastante conhecidas, já que são facilmente visualizáveis no céu noturno, e estão sempre alinhadas.

Na verdade, seus nomes são: Mintaka, Alnilan e Alnitak. Eles vêm do árabe e significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

2. Betelgeuse, Bellatrix e Rigel

(Fonte: Reddit)(Fonte: Reddit)Fonte:  Reddit 

As três estrelas também são bem conhecidas pois são muito brilhantes e visíveis. Juntas, elas formam o Cinturão de Órion

Bellatrix vem do latim, e quer dizer guerreira; já Betelgeuse é uma superestrela de luz vermelha; e Rigel é a sétima estrela mais brilhante do céu.

3. Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida

(Fonte: Hipercultura)(Fonte: Hipercultura)Fonte:  Hipercultura 

As cinco estrelas fazem parte da constelação Cruzeiro do Sul, e tem o formato de uma cruz. Ela é a menor de todas as constelações e é importante sobretudo para os países do Hemisfério Sul.

Uma curiosidade é que elas funcionam como uma espécie de relógio. Isso porque as suas estrelas Rubídea e Magalhães giram em torno do polo a cada 24 horas.

4. Sírius

(Fonte: Gizmodo)(Fonte: Gizmodo)Fonte:  Gizmodo 

A estrela Sírius faz parte da constelação de Cão Maior e é uma das mais reluzentes. Seu nome deriva do latim e do grego – seirios quer dizer "brilhante". Ela está localizada a 8,6 anos-luz da Terra, o que significa que é uma das que está mais próximas do planeta.

5. Polaris

(Fonte: UmComo)(Fonte: UmComo)Fonte:  UmComo 

O nome de Polaris é bem evidente: vem de pólo. Ela ganhou esse nome porque se situa próxima ao pólo norte celeste. Polaris faz parte da constelação da Ursa Menor e fica a cerca de 434 anos-luz da Terra.

6. Canopus ou Canopeia

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)Fonte:  Wikipedia 

A estrela Canopus faz parte da constelação de Carina e é a segunda estrela mais brilhante do céu. Seu nome remete a duas versões, que derivam  da lenda da Guerra de Troia.

Canopus pode ter vindo da antiga constelação de Argo Navis, que representava o navio usado por Jasão e os Argonautas. Mas talvez a estrela tenha ganhado o nome do piloto do navio que levou Menelau à expedição para recapturar Helena de Troia, que tinha sido levada pelo príncipe Páris.

7. Vega

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)Fonte:  Wikipedia 

Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira e a quinta estrela mais reluzente do céu. Ela está separada do nosso sistema solar por 25 anos-luz, portanto, é próxima da Terra. Seu nome vem do termo àrabe “al-waqi'”, de an-nasr al-waqi', que significa “o pouso da águia”.

Vega é considerada uma estrela jovem e um anel de poeira e gases a sua volta, o que fez que, incialmente, os astrônomos pensassem que poderia se tratar de um planeta.

8. Antares

(Fonte: Zoom.me)(Fonte: Zoom.me)Fonte:  Zoom.me 

Antares é uma superestrela gigante vermelha que pertence à constelação de Scorpius. Seu nome deriva de Anti-Ares – Anti-Marte –, e foi dado porque Antares se assemelharia, por conta de sua cor avermelhada, à Marte - deste modo, rivalizaria com o planeta da guerra.

9. Aldebarã

(Fonte: Wordpress)(Fonte: Wordpress)Fonte:  Wordpress 

Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelação de Taurus. Ela é vista como uma das mais fáceis de ser identificadas a olho nu ao mirarmos o céu. Seu nome vem da palavra árabe al-dabaran que significa "Aquela que Segue" ou "Olho do Touro".

10. Sol

(Fonte: Superinteressante)(Fonte: Superinteressante)Fonte:  Superinteressante 

Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer a estrela mais importante para a nossa vida. O sol é a estrela central do sistema solar e a mais próxima da Terra: foi ele, inclusive, que possibilitou o desenvolvimento de vida aqui.

Dentro desses sistemas, todos os outros corpos - como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e satélites - giram ao seu redor.

A massa do sol é 332 900 vezes maior do que a da Terra, e seu volume é 1 300 000 vezes maior do que o do nosso planeta. A palavra sol vem de "saewel", que tem origem indo-europeia e pode ser traduzida como “brilhar, iluminar”.

Como comprar uma estrela?

Por incrível que pareça, dá para "comprar" uma estrela. Na verdade, o que se compra é o direito de registrar o nome de uma estrela no Online Star Register. 

Isso tem um custo: sai a partir de R$ 132, e o "proprietário" ganha um certificado que pode dar de presente a alguém que ama. Alguns famosos adoram presentear seus amados com esse certificado, viu?

E então, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha sido esclarecedor! Continue acompanhando o TecMundo e fique por dentro de todas as novidades de tecnologia, ciência e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.