Hubble detecta a estrela mais distante já vista pela humanidade

1 min de leitura
Imagem de: Hubble detecta a estrela mais distante já vista pela humanidade
Imagem: NASA/Divulgação

O telescópio espacial Hubble estabeleceu um novo marco histórico, ao detectar a luz da estrela mais distante já vista pela humanidade até o momento, quebrando um recorde pertencente a ele mesmo, registrado em 2018. A descoberta foi anunciada pela NASA nesta quarta-feira (30).

Batizada de “Earendel”, que significa “Estrela da Manhã” em tradução livre do inglês antigo, a estrela recém-descoberta pelo Hubble está tão distante de nós que a sua luz gastou 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra. Dessa forma, ela iniciou a viagem quando o universo tinha apenas 7% da sua idade atual, calculada em aproximadamente 14 bilhões de anos.

“Quase não acreditamos no começo, era muito mais longe do que a estrela anterior mais distante e com maior desvio para o vermelho”, comentou o astrônomo da Universidade Johns Hopkins Brian Welch, um dos autores do estudo. A pesquisa liderada por ele utilizou dados coletados durante o programa Reionization Lensing Cluster Survey (RELICS) do Hubble.

De acordo com Welch, Earendel tem pelo menos 50 vezes mais massa que o Sol, além de ser “milhões de vezes mais brilhante”, o que a classifica como uma das estrelas mais massivas conhecidas. Apesar do tamanho e da alta luminosidade, ela só foi detectada após a ampliação da imagem de um aglomerado de galáxias registrada pelo telescópio.

James Webb em ação

Descoberta pelo Hubble, Earendel agora será observada pelo telescópio espacial James Webb, o mais potente já criado e que começou a trabalhar recentemente. Para tanto, os astrônomos esperam que ela continue no raro alinhamento que permitiu a sua detecção por alguns anos.

Os autores do estudo querem confirmar que ela é de fato uma estrela, medir seu brilho e temperatura, além de estudar a sua composição. Os especialistas acreditam que o corpo celeste tenha matérias-primas diferentes dos elementos encontrados nas estrelas mais atuais, devido à sua idade.

“Estudar Earendel será uma janela para uma era do universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos”, explicou o cientista. Para Welch, o equipamento mais recente lançado pela NASA, em parceria com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, terá um papel essencial, podendo levar à descoberta de estrelas até mais distantes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.