Erupção de vulcão na Islândia cria imagens assustadoras; veja

1 min de leitura
Imagem de: Erupção de vulcão na Islândia cria imagens assustadoras; veja
Imagem: Reprodução/Twitter

Mesmo para um país com 32 vulcões ativos, a Islândia se surpreendeu na tarde de quarta-feira (3) com nova erupção do vulcão Fagradalsfjall. A emissão de lava, que não ocorria desde o ano passado, retornou à península de Reykjanes, com o magma sendo visto do aeroporto internacional, a apenas 15 quilômetros do local.

De acordo com Einar Hjörleifsson, especialista em riscos naturais do serviço meteorológico islandês (IMO), a erupção ocorreu em uma rachadura de 100 metros no vale de Merardalir, no mesmo campo de fluxo de lava da última erupção ocorrida no ano passado.

Embora os jatos de magma possam ter chegado a 50 metros, o fenômeno é considerado de baixa potência, segundo declarações do professor de Vulcanologia Þorvaldur Þórðarson à TV islandesa.

Na internet, a empresa islandesa de captura de carbono Carbfix e a agência de notícias AFP compartilharam vídeos impressionantes da erupção.

O que dizem as autoridades da Islândia?

A Defesa Civil do país enviou cientistas para o local da erupção para avaliar o nível de risco e implementar os protocolos de segurança, mas emitiu um alerta amarelo para toda a área. Apesar disso, dezenas de curiosos foram ao local para observar as fontes de lava incandescente, e três turistas acabaram feridos, segundo o The New York Times.

À publicação americana, o porta-voz do governo islandês, Hjordis Gudmundsdottir, disse que, "mesmo sabendo que é espetacular e que não há nada parecido, temos que ser cuidadosos e estar preparados antes de ir."

O Fagradalsfjall é um monte de hialoclastita (interação magma-água) de 385 metros de altura, que esteve adormecido por 6 mil anos até que, em 19 de março do ano passado, iniciou uma erupção efusiva. Desde então a atividade vulcânica tem intercalado episódios de emissão de magma pulsante com períodos de calmaria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.