Lightyear: entenda como a NASA ajudou a fazer o filme da Disney

1 min de leitura
Imagem de: Lightyear: entenda como a NASA ajudou a fazer o filme da Disney
Imagem: Walt Disney Pictures

Disponível nos cinemas brasileiros desde quinta-feira (16), a animação Lightyear da Disney, que conta a origem definitiva do personagem de Toy Story Buzz Lightyear, traz alguns segredos. Os animadores e artistas do filme usaram mais de 3 mil imagens e recursos da NASA para “criar o universo cinematográfico visto ao longo do filme”, diz o colaborador multimídia da agência espacial Bert Ulrich.

Além do material, explica Ulrich, os profissionais de Hollywood “receberam uma visão próxima e pessoal do espaço” pelos olhos de um astronauta real. Trata-se de Tom Marshburn, que também é médico e atuou como consultor técnico no filme. Ele retornou à Terra no dia 6 de maio, depois de participar da missão SpaceX Crew-3 da NASA.

Por que a NASA colaborou na produção do filme?

Além da consultoria, Marshburn participará das atividades de divulgação do filme, ao lado dos astros da produção como Chris Evans (o Capitão América da Marvel). Será nesse momento, "durante a divulgação relacionada à ciência que inspirou as cenas do filme", que a NASA usará os canais multimídia como um trampolim para compartilhamento do conteúdo da agência com o seu público de todas as atividades, explica o astronauta.

Além disso, ao colaborar na produção de filmes como Lightyear, a NASA consegue “inspirar a Geração Artemis enquanto nos preparamos para a exploração humana da Lua e de Marte”, afirma Marshburn.

Como já foi feito em parcerias anteriores (em 2012, o boneco Buzz Lightyear foi "pessoalmente" à Estação Espacial Internacional), o novo filme será levado ao laboratório orbital, para que os astronautas possam assisti-lo em seu tempo livre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.