SpaceX envia astronautas da NASA à Estação Espacial na missão Crew-3

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX envia astronautas da NASA à Estação Espacial na missão Crew-3
Imagem: Kim Shiflett/NASA
Avatar do autor

Decolou na quarta-feira (10), às 23h03 no horário de Brasília, a Expedição 66 para a Estação Espacial Internacional (ISS), diretamente do histórico Complexo de Lançamento 39A (LC- 39A) no Kennedy Space Center da NASA na Flórida. A bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão apelidada de Cosmic Kiss (onde as três letras finais representam ISS), levou quatro astronautas para a órbita baixa da Terra, entre eles o 600º viajante espacial em 60 anos.

Imediatamente, o astronauta alemão Matthias Maurer, em sua primeira missão espacial, reivindicou o título de viajante nº 600. Juntamente com seus três colegas da NASA (ele é da Agência Espacial Europeia - ESA), Maurer deverá chegar à ISS, a bordo da Crew Dragon por volta das 21h10 (horário de Brasilia) desta quinta-feira (11). Esta é a terceira missão operacional de longa duração da Dragon, a Crew-3.

Atrasos da Cosmic Kiss

Fonte: SpaceX/DivulgaçãoFonte: SpaceX/DivulgaçãoFonte:  SpaceX 

O voo dos quatro astronautas estava previsto para o mês de outubro, mas foi seguidamente adiado pelo mau tempo e até por problemas médicos. Um dos astronautas, cujo nome não foi divulgado, foi segregado por um problema médico não especificado, mas não era covid-19 segundo as autoridades. Assim que o tripulante se restabeleceu, o tempo na região ainda não ajudou muito, tanto que a tripulação se despediu de suas famílias debaixo de guarda-chuvas.

Junto com o 600º passageiro germânico, chegam também à estação espacial o Coronel Raja Chari da Força Aérea American, 44, o líder da missão apesar de ser estreante no espaço; o dr. Thomas Marshburn, 61, a pessoa mais velha a viver a bordo da ISS e fazer uma caminhada no espaço; e Kayla Barron, 34, tenente-comandante da Marinha em Richland, no estado de Washington.

A chegada do Crew-3 à ISS para se juntar aos demais membros da Expedição 66 será transmitida ao vivo pela NASA Television, a partir das 21h10 no horário de Brasília. Para assistir, basta acessar o site da agência neste link.