O que é câncer de próstata, quais são seus sintomas e como é o tratamento

4 min de leitura
Imagem de: O que é câncer de próstata, quais são seus sintomas e como é o tratamento
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

O câncer de próstata, corresponde a 13,5% de todos os cânceres no mundo, é uma doença silenciosa e cercada de tabu. O tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos é responsável por cerca de 10% de todas as mortes por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil – muitas das quais poderiam ter sido evitadas.

Mulheres trans também podem ser acometidas pela doença, assim, é importante fazer o rastreio com exames e o acompanhamento adequado com médicos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata corresponde a 29% dos casos de câncer em homens. No Brasil, são aproximadamente 66 mil novos casos da doença por ano, que resultam em quase 16 mil mortes.

O laço azul é um símbolo para a conscientização sobre o câncer de próstataO laço azul é um símbolo para a conscientização sobre o câncer de próstataFonte:  Shutterstock 

A incidência é bastante alta: um em cada oito homens terá câncer de próstata, segundo dados da ONG inglesa Prostate Cancer UK. E a melhor maneira de evitar passar por um caso grave da doença é a prevenção aliada à realização de exames para diagnóstico precoce. Veja como a seguir.

Sintomas do câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula em forma de noz, que só os homens possuem e fica abaixo da bexiga. Ela produz o fluido seminal que nutre e transporta o esperma. Em estágios iniciais, tumores nessa região não apresentam sintomas e por isso podem demorar para serem detectados.

O câncer de próstata começa quando as células da região começam a crescer fora de controle. Com isso, o tumor que pode crescer e invadir tecidos próximos. Com o tempo, algumas dessas células anormais podem se separar do tumor e se espalhar para outras partes do corpo, causando metástase.

imagem mostra a representação de uma próstataimagem mostra a representação de uma próstataFonte:  Shutterstock 

Em estágios mais avançados, tumores na próstata podem causar sintomas como problemas para urinar – diminuição da força no fluxo de urina, incontinência urinária ou micção frequente; presença de sangue na urina e/ou no sêmen; dores no ossos; perda de peso e disfunção erétil.

Prevenção do câncer de próstata

Embora o câncer de próstata não possa ser prevenido em caso de predisposição, existem atitudes que podem diminuir o risco de desenvolver a doença.

Alguns estudos descobriram que homens com sobrepeso ou obesos têm risco maior de desenvolver a doença em estágios avançados ou com maior probabilidade de ser fatal.

Vários estudos também apontaram um risco maior de desenvolvimento de câncer de próstata em homens cujas dietas são ricas em laticínios e cálcio.

Atitudes para reduzir o risco de câncer de próstata:

  • Manter um peso saudável: se o seu peso atual é ideal, mantenha-o por meio de uma dieta saudável e exercícios. Se você precisa perder peso, adicione mais exercícios no seu dia e reduza as calorias ingeridas com a ajuda de um médico/nutricionista;
  • Manter-se fisicamente ativo: exercícios melhoram a saúde geral, ajudam a manter o peso e melhoram o humor. O ideal é se exercitar na maioria dos dias da semana;
  • Seguir um padrão de alimentação saudável: incluir uma variedade de frutas e vegetais coloridos e grãos integrais no cardápio, evitar ou limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e alimentos altamente processados.

Exames de detecção

A detecção precoce do câncer de próstata pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos em pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou de grupos com maior chance de ter a doença.

Os exames são o de toque retal e de sangue – para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Se o nível do PSA for alto, o homem precisará fazer outros exames para verificar a possibilidade de estar com câncer de próstata.

O PSA também ajuda a determinar se a doença ainda está confinada à próstata ou se está em estágio avançado.

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento para o tumor de próstata dependerá das circunstâncias individuais. Para muitos deles, nenhum tratamento será necessário. Quando o tratamento é necessário, é feito para que a doença afete o mínimo possível a vida cotidiana do portador e não reduza sua expectativa de vida.

O tratamento para o câncer de próstata é feito por uma equipe multidisciplinarO tratamento para o câncer de próstata é feito por uma equipe multidisciplinarFonte:  Shutterstock 

Os pacientes devem ser atendidos por uma equipe multidisciplinar de especialistas que trabalham em conjunto para fornecer o melhor atendimento e tratamento. São cirurgiões, oncologistas, radiologistas, patologistas e enfermeiros. A equipe pode incluir ainda fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ou psicólogos.

O tratamento pode variar desde observação vigilante, que é um acompanhamento rigoroso do avanço por meio de consultas regulares, até cirurgia - indicada para retirar tumores que se localizam dentro da glândula da próstata -, passando por radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia.

Como cada caso é um caso, a equipe utiliza os resultados dos exames para identificar o estágio do câncer e ele é que determinará qual tratamento será necessário. Se diagnosticado em estágio inicial, as chances de sobrevivência são geralmente boas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.