Colisão com asteroide teria causado as 'manchas' na Lua; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Colisão com asteroide teria causado as 'manchas' na Lua; entenda
Imagem: Shutterstock

Um estudo divulgado no início de abril por pesquisadores da Universidade Brown, da cidade de Providence (EUA), pode ter desvendado um dos maiores mistérios da ciência lunar: por que o lado oculto da Lua tem mais crateras do que o lado que é visível na Terra? De acordo com os cientistas, isso se deve a uma gigantesca colisão com um asteroide ocorrida há cerca de 4,3 bilhões de anos na região conhecida como polo sul da Lua.

A pesquisa mostra que o choque ocorrido com um asteroide maciço no lado oculto da Lua deu origem à maior e mais antiga bacia de impacto do sistema Solar – a Polo Sul-Aitken (SPA) – uma gigantesca cratera que atinge 2,6 quilômetros em sua largura máxima e profundidade de até 8,2 quilômetros.

Enquanto essa face escondida da Lua é cheia de crateras, aquela que nós vemos da Terra não possui a mesma quantidade de buracos, principalmente porque ela é coberta em grande parte pelos chamados maria lunare (mares lunares), enormes extensões de lava sólida, que aparecem como grandes manchas escuras visíveis a olho nu. Esses campos de lava podem ter coberto as antigas crateras existentes no passado.

Fonte: Shutterstock/Reprodução.

Fonte: Shutterstock/Reprodução

A explicação dos mares lunares

No entanto, a explicação de que as crateras do lado próximo da Lua foram parcialmente cobertas por lava, leva a outro questionamento: então, por que só existe lava do "lado de cá" da Lua? De acordo com o estudo, o impacto ocorrido na SPA foi tão forte, que criou um fenômeno singular dentro do manto de magma da Lua, afetando o lado oposto.

O fenômeno foi uma imensa nuvem de calor que se propagou abaixo da crosta do nosso satélite natural. Essa pluma concentrou diversos materiais produtores de calor no lado visível da Lua, o oposto ao impacto. O resultado foi uma intensificação na atividade vulcânica naquele polo.

ARTIGO ScienceAdvances: DOI: 10.1126/sciadv.abm8475

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.