Covid-19: SUS passa a oferecer remédio aprovado para tratamento da doença

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: SUS passa a oferecer remédio aprovado para tratamento da doença
Imagem: Shutterstock

Na última quinta-feira (31), foi publicado no Diário Oficial da União a autorização do medicamento baricitinibe para uso no tratamento de adultos hospitalizados com coronavírus SARS-CoV-2 no Sistema Único de Saúde (SUS).

O remédio é o primeiro para o tratamento de covid-19 disponível no SUS e é indicado para pacientes adultos hospitalizados que já estão recebendo oxigênio por máscara ou cateter nasal.

Até então, o baricitinibe era usado apenas para o tratamento de artrite reumatoide ativa e dermatite atópica. Contudo, em setembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do remédio para o tratamento de casos graves de coronavírus.

O baricitinibe é um medicamento da farmacêutica Eli LillyO baricitinibe é um medicamento da farmacêutica Eli LillyFonte:  Eli Lilly 

Aprovado para diminuir mortes

De acordo com estudos analisados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o medicamento pode contribuir para a diminuição de mortes causadas por casos graves de covid-19 em pacientes adultos que estão internados e necessitam de máscara de oxigênio, cateter nasal, alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

“O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves da doença”, diz o site oficial do Ministério da Saúde.

Entre os dias 15 e 24 de março, além da análise realizada pela Conitec, o processo também foi submetido à consulta pública para contribuições da sociedade em geral e de especialistas da área.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.