Covid-19: Brasil começa a aplicar quarta dose da vacina em idosos

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: Brasil começa a aplicar quarta dose da vacina em idosos
Imagem: Shutterstock

O governo federal confirmou a disponibilização da quarta dose da vacina como parte da nova etapa da campanha nacional de imunização contra o coronavírus. Por enquanto, pessoas com 80 anos ou mais terão direito à aplicação.

O anúncio, realizado na quarta-feira (23), foi feito depois que alguns municípios e estados já haviam antecipado o reforço. Calcula-se que 4,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela medida.

Começa a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em todo o país (Fonte: Shutterstock)Começa a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em todo o país (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

A nova dose deve ser feita preferencialmente com o imunizante da farmacêutica Pfizer. Na indisponibilidade desta, as vacinas da AstraZeneca ou da Janssen podem ser aplicadas. A CoronaVac não é recomendada para essa faixa etária.

A decisão foi tomada com base em relatório técnico do Ministério da Saúde, que aponta uma tendência da perda da proteção dos idosos já vacinados. Essa redução, segundo o órgão, pode ser consequência natural do envelhecimento.

Também existe uma preocupação com o surgimento de novas variantes do vírus. O reforço da vacinação evita que essa parte da população, particularmente vulnerável, sofra com as novas cepas emergentes.

Até o momento, no país, podem receber a quarta dose pessoas acima de 18 anos com comprometimento do sistema imunológico ou qualquer um com idade acima dos 80 anos. A aplicação é feita nos postos de saúde, segundo o calendário de cada município.

A orientação do Ministério da Saúde é que o reforço seja voltado para quem já tomou a terceira dose há quatro meses ou mais, mas as recomendações podem variar segundo as cidades ou estados.

No domingo (27), o estado de São Paulo anunciou que vai estender a quarta dose da vacina para pessoas com mais de 60 anos de idade a partir do dia 5 de abril.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.